Notícias

Ação Social: Colaboradores da Fundação PB Saúde doam consultório odontológico à Penitenciária Feminina Júlia Maranhão

publicado: 03/05/2024 09h21, última modificação: 03/05/2024 09h21
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Inauguração consultório odontológico do Júlia Maranhão SeapPB.jpg
Inauguração consultório odontológico do Júlia Maranhão SeapPB2.jpg
Inauguração consultório odontológico do Júlia Maranhão SeapPB4.jpg
Inauguração consultório odontológico do Júlia Maranhão SeapPB1.jpeg

Inaugurado na manhã desta quinta-feira (2), um consultório odontológico na Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa. O novo equipamento foi adquirido por meio de doações voluntárias de colaboradores da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), visando o bem-estar e melhorias nos cuidados com a saúde bucal das reeducandas da instituição.

Cynthia Almeida, diretora da Penitenciária de Reeducação Feminina, destacou a importância da doação para a dignidade das privadas de liberdade. “Nós agradecemos em nome de todas as internas, que serão contempladas com o serviço desse gabinete odontológico, lembrando que as mulheres que aqui estão, cumprem pena restritiva de liberdade e não de dignidade. Nesse sentido, a Fundação PB Saúde vem nos auxiliar a garantir direitos a essas mulheres”, ressaltou.

De acordo com a odontóloga da Penitenciária Feminina, Juliana Medeiros, o consultório vai possibilitar o atendimento de mais especialidades odontológicas. “É uma alegria muito grande não só pra mim, mas também para as todas as beneficiadas. Com a doação, teremos a oportunidade de oferecer uma assistência mais completa e atender um número maior de reeducandas em mais especialidades. É o início de uma nova etapa”, disse.

A analista de Rede Sistemas Software da PB Saúde, Anabelly Lopes, representou o coletivo de doadores, e durante a entrega do equipamento explicou que a doação busca oferecer mais saúde e conforto para as mulheres beneficiadas. “Estamos em mais uma ação de cunho social da Fundação para doar esse consultório e sentimos uma grande alegria em poder ajudar as reeducandas, proporcionando a elas a oportunidade de cuidar de forma adequada da saúde bucal, que é necessário para todo ser humano”, afirmou.

Na ocasião, também estiveram presentes a coordenadora de Saúde Prisional da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (GEAS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), Larissa Machado; os diretores da Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, em João Pessoa, Chrystiano Lins (titular) e Alexandre Rodrigues (adjunto); o diretor da Penitenciária Padrão de Campina Grande, Leandro Batista; a diretora da Penitenciária Feminina de Campina Grande, Anairis Almeida; o superintendente da PB Saúde, Ari Reis, e a chefe de gabinete, Heliane Medeiros.

Após a entrega do consultório odontológico, a equipe da PB Saúde foi guiada pela diretora da Penitenciária a uma visita ao Castelo de Bonecas, projeto consolidado na reinserção das reeducandas à sociedade paraibana. O projeto consiste na confecção de bonecas de pano e, por meio dele, as reeducandas encontram qualificação, remuneração e remição da pena, entre outros benefícios.

_______

Ascom/Seap-PB com PB Saúde