Notícias

II Webinário em prol da saúde dos servidores penais

II Webinário do Projeto Estrela Dinha Oliveira em prol da saúde dos servidores penais.

publicado: 26/04/2022 16h25, última modificação: 27/04/2022 16h48
A diretoria do Instituto Amendoeiras e a EGEPEN/PB – Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba tem a grata satisfação de convidá-los a participar do evento: II Webinário do Projeto Estrela Dinha Oliveira em prol da saúde dos servidores penais.
II_Webinario.jpeg

II Webinário em prol da saúde dos servidores penais

A diretoria do Instituto Amendoeiras e a EGEPEN/PB – Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba tem a grata satisfação de convidá-los a participar do evento: II Webinário do Projeto Estrela Dinha Oliveira em prol da saúde dos servidores penais.

As atividades do Instituto Amendoeiras objetivam fortalecer direitos e criar novos direitos, políticas públicas que beneficiem privados de liberdade, egressos das prisões, profissionais que trabalham nestes espaços e seus familiares. A mesma tem articulado com representantes de diversos estados a ampliação das pesquisas e discussões sobre a saúde mental destes profissionais e seus familiares.
Esta é a primeira expansão da discussão para contribuir com as políticas para os estados, que auxiliem na captação dos apoios aos servidores e familiares.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 26 de abril entre 17 e 20 horas

17:00 h – Agradecimentos - Prof. Dra. Policial Penal Sandra de Almeida Figueira – Presidente do Instituto Amendoeiras.

17:20 h – Abertura - “Caravana SERES/Pernambuco e ações em prol da saúde do servidor penal.” - Policial Penal Cícero Márcio de Souza Rodrigues - Secretário Executivo da Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES –PE.

Mediador: Policial Penal Policial Penal Eduardo Kiyoaki – Diretor da Unidade de Apoio da Polícia Penal de Pernambuco – UNAPPEN / Caravana SERES - PE.

17:40 h – Respostas as perguntas do Chat.

18:00 h - Mesa 1: “Problemas de saúde mental e física que afligem os servidores”

“Resultado do levantamento sobre suicídios de Policiais Penais entre 2017 e 2021” – Palestrante: Profa. Dra. Policial Penal Sandra de Almeida Figueira – RJ.

“Dados sobre afastamento do trabalho de servidores penais por problemas de saúde” – Palestrante: Policial Penal Joélia Silveira Lins - Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Ceará - SINDPPEN/CE.

“Dados sobre abuso de álcool e outras drogas” – Palestrante: Policial Penal Luzineia Rodrigues Svendsen – Secretaria de Administração Penitenciária – SEAPE - DF.

Mediadoras: Pedagoga e Policial Penal Ivonete da Costa Freire Rinaldi – MT. Policial Penal Zildeni Pereira Sobrrinha Sheinner - Diretora de Saúde do Sindicato dos Policiais Penais - SINDPOL – DF.

18:50 h – Respostas as perguntas do Chat.

19:10 h – Mesa II - “ Reflexos das atividades laborais nos filhos”.

“O ambiente e o desenvolvimento físico e mental do feto desde a fecundação em situações de estresse” – Palestrante: Prof. Dra. Neurocientista - Jainne Ferreira / UFRJ – RJ.

“Problemas emocionais e psicológicos em crianças e adolescentes com pais em atividades de estresse crônico” – Palestrante: Psicóloga – Dra. Amanda Gontijo – CE.

Mediadoras: Prof. Dra. Policial Penal Sandra de Almeida Figueira – RJ. Policial Penal Joélia Silveira Lins.

19:50 h – Respostas as perguntas pelo Chat

 

Dia 27 de abril de 2022 entre 17 e 20 horas:

17:00 h – Agradecimentos

17:10 h - Mesa III: “Melhor qualidade de vida para servidores da Segurança Pública”

“Saúde mental e trabalho na contemporaneidade” – Palestrante: Profa. Dra. Psicóloga Liliane Guimarães – Universidade Católica Dom Bosco – UCDB/MS.

“Mudanças na rotina e equipamentos de trabalho do Policial Penal que podem contribuir para a melhor qualidade de vida dos servidores penais” – Palestrante: Policial Penal Fernando Anunciação – Presidente da Federação Sindical Nacional de Servidores Penitenciários e Policias Penais – FENASPPEN/MS

Mediador: Professor e Policial Penal Miguel Bhartiman - MS

17:50 h – Respostas as perguntas do Chat.

18:10 h – Mesa IV: “ Ações em prol da saúde e qualidade de vida dos servidores e familiares da segurança pública”

“A defesa da vida dos agentes de segurança pública” – Palestrante: Policial Civil Márcio Gualberto – Deputado Estadual e Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida dos Agentes de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Mediadoras: Prof. Dra. Policial Penal Sandra de Almeida Figueira - RJ. Assistente Social Policial Penal Márcia Dantas - RJ

18:50 h – Respostas as perguntas pelo Chat

19:10 h - Mesa V: “Capacitação e Planejamento”

“Enfrentamento ao comportamento suicida nas instituições de segurança pública.” Palestrante: Psicóloga e Policial Penal Rubia Minuzzi Tschiedel – Servidora Mobilizada da Coordenação Geral de Políticas para Profissionais de Segurança Pública - SENASP/MJSP.

“ A perspectiva de mudança do Sistema Prisional através da criação da Policia Penal.” Palestrante: - Policial Penal Henrique Douglas – Diretor da Escola Penitenciária de Pernambuco – EPPE – SERES/PE

Mediadora: Assistente Social e Policial Penal Márcia Dantas - RJ

19:50 h – Respostas as perguntas do Chat.

 

Dia 28 de abril - entre 18 e 20 horas

17:00 h – Agradecimentos

17:10 h – Mesa VI - “Investimentos do Estado na saúde dos servidores”

“Programas de prevenção e promoção de qualidade de vida dos Policiais Militares de Alagoas” – Palestrante: Major Larissa Omena – Psicóloga da Polícia Militar de Alagoas.

“Ações de prevenção ao suicídio no Estado do Rio Grande do Sul” – Palestrante: Assistente Social Andreia Novo Volkmer Coordenadora do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio – RS

Mediadores: Policial Penal Policial Penal Eduardo Kiyoaki – Diretor da UNAPPEN / Caravana SERES - PE. Policial Penal Cintya Felipe Ferreira Moreno – Gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social – SERIS – Alagoas. Dra. Psicóloga Tânia Regina Armani Nery – Coordenadora da Seção de Atendimento ao Servidor da Superintendência dos Serviços Penitenciários – SUSEPE – RS.

17:50 h – Respostas as perguntas do Chat.

18:10 h - Mesa VI - “Ações preventivas e tratamentos em execução ”

“Adoecimento dos profissionais do cárcere: prevenção e aplicabilidade” – Palestrante: Policial Penal Gutembergue de Oliveira – Presidente do Sindicato dos Policiais Penais (SINDSISTEMA) - RJ

“ Ações de tratamento de servidores penais por regiões do Rio Grande do Sul” – Palestrante: Dra. Psicóloga Tânia Regina Armani Nery – Coordenadora da Seção de Atendimento ao Servidor da Superintendência dos Serviços Penitenciários – SUSEPE – RS.

“ Caravana Seres e UNAPPEN – Ações preventivas no cuidado ao servidor penal de Pernambuco,” Palestrante: Policial Penal Policial Penal Eduardo Kiyoaki – Diretor da UNAPPEN / Caravana SERES - PE

Mediadora: Profa. Dra. Policial Penal – Sandra de Almeida Figueira

19:20 h – Respostas as perguntas pelo Chat

19:40 h – Encerramento

CERTIFICAÇÃO: 16 horas.

INSCRIÇÕES PELO LINK: https://forms.gle/P8cRzknoVVrB61hS9