Notícias

Segurança recebe capacitação final para uso de tecnologia de transmissão multimídia

publicado: 09/08/2019 13h24, última modificação: 17/08/2019 01h05
IMG_1621.JPG

Profissionais da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds) concluíram, no final da tarde de quinta-feira (8), a capacitação final para utilização das ferramentas tecnológicas do LTE Tático e do software Wave. O treinamento oferecido pela Motorola, contou com a participação de integrantes das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar e ocorreu no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa. O sistema LTE Tático, que começou a ser empregado recentemente pela Paraíba, possibilita a transmissão multimídia entre os agentes da segurança durante as ações e o software Wave consiste em uma tecnologia que integra a telefonia móvel ao rádio tetra.

O curso, com carga horária de 28 h/a, tem como objetivo principal capacitar os agentes de segurança pública para operação e configuração de todos os recursos disponíveis nos equipamentos LTE Tático e software Wave. De acordo com Fabiano Abrantes, Gerente de Tecnologia da Informação da Sesds, foram adquiridos 180 aparelhos denominados Lex (similar ao celular). "Após o treinamento, os Lex serão distribuídos para unidades operacionais dos órgãos de segurança em todo Estado", afirmou o gerente.

A tecnologia - o LTE tático é um dispositivo que cria uma “bolha” (área de cobertura definida), provendo no local uma rede totalmente autônoma e independente das redes de celular comum. Desta maneira, o equipamento permite o envio e recebimento de dados (vídeo, mapas, áudios e demais informações do Centro de Comando e Controle para os agentes em campo, dos agentes entre si e dos agentes para o Centro de Comando) em alta velocidade com integração entre diferentes dispositivos e agências. Nas fases de implantação e testes, o Lex foi utilizado em grandes operações, como a final da Copa do Nordeste, no estádio Almeidão, em João Pessoa e a Operação São João, em Campina Grande.