Saúde Mental, sofrimento psíquico e suicídio: palestra promove conscientização no Instituto de Polícia Científica

publicado: 05/09/2023 12h31, última modificação: 05/09/2023 12h33
WhatsApp Image 2023-09-05 at 12.30.26.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-05 at 12.30.25 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-09-05 at 12.30.25.jpeg
WhatsApp Image 2023-09-05 at 12.30.24 (1).jpeg

Nesta terça-feira (05), no auditório do Instituto de Polícia Científica (IPC), em João Pessoa, peritos, alunos do curso de formação da Polícia Civil e policiais reuniram-se para uma palestra sobre Saúde Mental, Sofrimento Psíquico e Suicídio, realizada pelo Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds). O evento é parte das atividades do "Setembro Amarelo", uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A iniciativa busca não apenas oferecer informações cruciais sobre saúde mental, mas também criar um espaço seguro para discussão e reflexão sobre um tema muitas vezes negligenciado. Os palestrantes do evento são psicólogos do NSO, que trouxeram experiências para enriquecer o debate: Adriana Albuquerque, Andreza Santana, Julianne Sales e Walberto Ulysses.

“A palestra no IPC é um lembrete de que é essencial continuar dialogando e promovendo ações para a preservação da saúde mental, para que todos possam ter uma vida saudável e plena”, afirmou Suzicleide Dantas Carreiro, coordenadora do NSO. Outras ações também serão realizadas ao longo do mês de setembro, com a mesma temática.

A palestra abordou questões relacionadas à saúde mental, incluindo os desafios enfrentados pelos profissionais de segurança pública, que frequentemente estão expostos a situações de estresse e pressão. Além disso, os palestrantes compartilharam informações cruciais sobre a identificação de sinais de sofrimento psíquico e estratégias para a prevenção do suicídio.