Notícias

Redução de homicídios, violência contra a mulher e Sistema Único de Segurança Pública serão discutidos em fórum, na Paraíba

publicado: 31/07/2019 15h26, última modificação: 31/07/2019 15h38
WhatsApp Image 2019-07-31 at 11.21.57.jpeg

A Paraíba sedia desta quarta-feira (31) até o dia 2 de agosto a 13º Encontro do Fórum Brasileiro Segurança Pública (FBSP), no Centro de Convenções, em João Pessoa. A abertura oficial acontece às 19h, com as presenças do governador do Estado, João Azevêdo, da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e do secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, entre outras autoridades, reunindo especialistas do Brasil e do exterior, que discutirão temas como a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), enfrentamento da violência contra a mulher e a redução de homicídios em território paraibano, especialmente na capital. O evento é promovido anualmente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e reúne especialistas e profissionais que atuam no setor, como pesquisadores, policiais, gestores públicos, integrantes do sistema de justiça criminal e sociedade civil.

 “Esse evento será mais oportunidade para discutirmos questões relacionadas à Segurança Pública que têm impacto na vida do cidadão comum, com a participação de representantes dos mais variados segmentos que atuam nesta área”, explica Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “Além de temas como o combate à violência contra a mulher e o enfrentamento à violência, também queremos aprofundar o debate sobre o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), que finalmente saiu do papel no ano passado, mas que ainda depende de uma série de medidas para sua definitiva implantação no País”, reforça.

Atividades e convidados - O encontro reunirá 127 especialistas – 64 mulheres e 63 homens -, divididos em 27 atividades, como workshop, mesas de discussão e conferências. Além do debate em torno do SUSP, também serão discutidos temas estratégicos para avanços na redução do crime, da violência e do medo no país. Entre os convidados, estão o professor Lawrence Sherman, diretor do Centro Jerry Lee de Criminologia Experimental da Universidade de Cambridge (Reino Unido), que fará sua conferência da Inglaterra, por meio de um link dedicado e transmitida num telão; o General Gustavo Alberto Moreno Maldonado (diretor geral adjunto da Polícia Nacional da Colômbia), e o professor de Ciência Política da Universidade de Chicago, Benjamin Lessing. Também confirmaram presença o ex-ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e os deputados federais Marcelo Freixo e Margarete Coelho, membros da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, além do secretário estadual de Segurança Pública e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes.

O secretário da Paraíba destaca a importância da realização do evento no Estado pela primeira vez, que contará com representantes das forças de segurança paraibanas nas mesas de discussão. “Nosso Estado tem atuado fortemente para a redução de crimes violentos, por meio de uma política pública de Segurança, que é o programa ‘Paraíba Unida pela Paz. Vamos ter a oportunidade de discutir as iniciativas de âmbito nacional e também falar um pouco do trabalho desenvolvido no Estado, que nos últimos sete anos registrou diminuição de crimes contra a vida”, afirma.

Exposições das forças de Segurança - Durante o 13º Encontro do FBSP, os partipantes poderão conferir uma exposição das forças de Segurança da Paraíba, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e ainda Secretaria de Administração Penitenciária. Estão sendo apresentados materiais e equipamentos utilizados na prevenção e na repressão à violência no Estado, e ainda viaturas, que estão localizadas na área externa, incluindo a aeronave Acauã 2, responsável por atuar em missões de resgate aero médico, transporte de órgãos para transplantes, defesa civil, busca e salvamento, policiamento preventivo, patrulhamento ambiental, patrulhamento estabelecimento prisional, levantamento aerofotogrametria e patrulhamento litorâneo.