Notícias

Polícia Civil promove 'Webnário' para discutir violência doméstica na pandemia

publicado: 06/06/2020 00h16, última modificação: 06/06/2020 00h18
Webnário.jpeg

O combate à violência doméstica foi tema de um 'webnário' promovido nesta sexta-feira (5) pela Polícia Civil da Paraíba. Com o tema “Diálogos sobre violência contra mulheres em tempo de pandemia”, o evento virtual reuniu autoridades e pesquisadores para discutir o assunto, sendo direcionado para bombeiros e policiais civis e militares da Paraíba. Cerca de 200 pessoas participaram das palestras.

O evento começou por volta das 8h30, com a intermediação da delegada geral adjunta da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Guimarães. A primeira palestrante foi a advogada e representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Alice Bianchine. Ela afirmou que a violência doméstica está ligada a preconceitos. "As mulheres negras ainda são as que mais morrem no Brasil. São mortas por conta de um sistema muito machista que ainda existe no país. É uma realidade que precisamos mudar ", declarou.

A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, também apresentou palestra. E abordou o crime de feminicídio. "Temos uma guerra contra mulheres. O número de mortes por feminicídios em 2017 foi igual ao ocorrido em guerra no Iraque, por exemplo", afirmou. Apesar dos números, a secretária destacou avanços nas políticas públicas. "A lei Maria da Penha (11.340/06) passou a criminalizar a violência, acolher as vítimas e punir os agressores. Temos uma rede para enfrentar e lutar para mudar essa realidade", disse.

Na programação ainda estiveram previstas palestras da delegada da Polícia Civil da Paraíba, Yvna Cordeiro; e da perita do Instituto de Polícia Científica da Paraíba, Gabriella Nóbrega. À tarde, o evento teve  a mediação da delegada Maísa Felix e palestras da delegada da Polícia Civil de Piauí, Eugênia Villar; e dos professores e pesquisadores Benedito Mesdrato e Francy Silva.