Operação Átria leva ação contra violência de gênero para o município de Esperança

publicado: 22/03/2024 10h37, última modificação: 22/03/2024 10h37
Op Átria - Esperança 2.jpg
Op Átria - Esperança 3.jpg
Op Átria - Esperança 4.jpg
Op Átria - Esperança 5.jpg
Op Átria - Esperança 6.jpg
Op Átria - Esperança 7.jpg
Op Átria - Esperança 9.jpg
Op Átria - Esperança 10.jpg
Op Átria - Esperança.jpg

Nesta quinta-feira, 21, a cidade de Esperança foi palco de uma importante etapa da Operação Átria, uma iniciativa crucial do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba (Sesds), para combater e prevenir crimes de violência contra a mulher em razão de gênero. A ação teve uma programação intensa, envolvendo diversas atividades ao longo do dia para conscientizar a população e fortalecer a rede de proteção às mulheres.

A agenda teve início às 10h, com uma blitz no centro da cidade, onde foram distribuídos panfletos informativos sobre os meios de denúncia em casos de crimes contra a mulher. A ação teve como objetivo alcançar o maior número possível de pessoas e disseminar informações importantes para combater a violência de gênero.

Às 12h, houve uma entrevista em rádio local, onde foram abordadas questões relacionadas à violência contra a mulher e os recursos disponíveis para as vítimas. A entrevista teve como propósito levar informações claras e acessíveis para a população, incentivando a denúncia de casos de agressão e promovendo a conscientização sobre o tema.

No período da tarde, às 14h, aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal de Esperança, em alusão ao mês das mulheres. Durante a audiência, foram discutidas questões relacionadas à violência de gênero, bem como a recente inauguração da Delegacia da Mulher na cidade, anunciada pelo governador João Azevêdo. A presença da Coordenadora das Delegacias da Mulher na Paraíba, Sileide Azevêdo, da coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, Mônica Brandão, bem como da comunidade local demonstrou o engajamento e a preocupação em garantir a segurança e os direitos das mulheres.

Para encerrar a programação, às 15h foi realizada uma ação de conscientização na Escola José Souto, envolvendo estudantes e professores em atividades educativas sobre o respeito, a igualdade de gênero e a importância de denunciar casos de violência contra a mulher. Essa ação teve um impacto significativo na conscientização dos jovens e na disseminação de valores de respeito e proteção.