Oficiais da PMPE visitam estruturas da Segurança Pública e conhecem Programa Paraíba Unida pela Paz

publicado: 24/11/2022 12h20, última modificação: 24/11/2022 12h40
Jean Nunes.jpg
Jean Nunes.jpg

O Programa Unida pela Paraíba pela Paz e os números positivos de enfrentamento da criminalidade no estado foram destaques da palestra proferida pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, durante visita técnica realizada por oficiais da Polícia Militar de Pernambuco à Academia de Polícia Civil (Acadepol), na manhã desta quinta-feira (24/11). A agenda na Paraíba faz parte do Curso Superior de Polícia (CSP) realizado pelo estado vizinho e inclui ainda visitas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Campina Grande, além da sede do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga.(Geosac), entre outras estruturas.

Na Acadepol, ainda estiveram presentes o subcomandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel José Ronildo, e o delegado geral de Polícia Civil, André Rabelo, outras autoridades civis e militares.

Durante sua fala, o Jean Nunes frisou que o processo para a construção de uma gestão focada em resultados, que geraram a redução da criminalidade na Paraíba, incluiu contabilização dos inquéritos de homicídios em todo o estado, criação do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da pasta e ainda de um sistema de Inteligência em nível estadual. “Além disso, a integração entre as instituições Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar foi essencial, como também com as instituições de segurança de outros estados do Brasil, a exemplo daqueles que fazem divisa com a Paraíba”, afirmou.

Na visita, também houve a exposição de números e relatórios da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) e o trabalho de análise quantitativa e qualitativa desenvolvida pelo Nace. O material foi apresentado pelo tenente-coronel Vinícius César, da Assessoria de Ações Estratégicas da pasta.

O subcomandante da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Aníbal Rodrigues Lima, pontuou a capacidade do secretário da Paraíba de gerenciar as instituições operativas de Segurança Pública. “Agradecemos pela recepção da Polícia Militar da Paraíba e da Sesds e pela apresentação enriquecedora, para que possamos avançar mais compartilhando experiências positivas”, finalizou entregando uma placa de homenagem oferecida pela PMPE a Jean Nunes.