Notícias

Novembro azul: NSO realiza palestra e policiais relatam experiências no enfrentamento do câncer de próstata

publicado: 16/11/2021 09h49, última modificação: 16/11/2021 09h49

Discutir a importância da saúde do homem, com orientações médicas e experiências no enfrentamento ao câncer de próstata é o objetivo da palestra que será realizada peplo Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), em alusão ao Novembro Azul. O evento vai acontecer no dia 17 de novembro, às 9h, no auditório da Central de Polícia Civil, em João Pessoa.

O médico Luiz Luna, que é especialista em Urologia e faz parte do NSO, vai falar sobre os cuidados necessários para a prevenção e tratamento da doença. Dois policiais também irão relatar suas experiências no tratamento do câncer de próstata.

“Todos os anos, realizamos eventos desse tipo e não deixamos de fazê-lo nem na pandemia, quando tivemos transmissões on line. Agora, estamos retornando às atividades presenciais e consideramos esse tema de extrema relevância, para que quebremos os tabus, desfaçamos as resistências e nos concentremos naquilo que é mais importante: a vida”, frisou Susicleide Dantas, coordenadora do NSO.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.