Notícias

Inteligência Estratégica é tema de aula inaugural em Curso de Segurança de Autoridades na PB

publicado: 10/07/2019 12h22, última modificação: 10/07/2019 12h50
CSA

O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, ministrou na manhã desta segunda-feira (8) a aula inaugural do Curso de Segurança de Autoridades (CSA), promovido pela Casa Militar do Governador. A solenidade aconteceu no Palácio da Redenção, com a presença de gestores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Administração Penitenciária, entre outros órgãos, além de 30 alunos dessas instituições.

Em sua palestra, o secretário discorreu sobre Inteligência Estratégica de Estado, e comentou sobre a importância desse conhecimento para o trabalho de segurança de autoridades. “O tema da palestra foi esse, exatamente pela importância que a temática de Inteligência tem, para que os profissionais se aprofundem, se capacitem e se reorganizem, e possam analisar cenários. O tempo todo, os alunos estarão envolvidos com essa produção de conhecimento, estudo de cenário atual, presente e futuro”, frisou o chefe da pasta.

Ele também destacou as leis relacionadas à atividade de Inteligência na Paraíba. “Foram fruto de uma longa pesquisa, a partir da legislação de outros estados e países. Em julho de 2014, a nossa lei foi aprovada pelo então governador, Ricardo Coutinho, e hoje colhemos os frutos de normas escritas, que dizem respeito ao Gabinete de Inteligência, ao Conselho de Inteligência, ao Sistema de Inteligência, que envolvem as nossas instituições e parceiros, de forma que, desde então, estamos fortalecendo mais ainda essa atividade”, completou.

O tenente coronel Anderson Pessoa, chefe da Casa Militar do Governador, também falou sobre os ensinamentos do curso e a integração entre os órgãos de Segurança. “Ressaltamos não só a troca de conhecimento, mas também de experiências, e o fortalecimento das relações institucionais com os órgãos que estão presentes do curso. Essa é uma estratégia também: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Tribunal Regional do Trabalho. Esses ensinamentos são dos mais modernos. Nós temos uma política estratégica de intercâmbio com outras Casas Militares, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, para em estar trazendo o que há de mais novo em política de proteção de autoridades”, explicou.

O CSA tem 180 horas aula, divididas em 15 disciplinas como Doutrina de Segurança de Autoridades, Tiro Tático de Defesa, Direção Defensiva e Evasiva, Primeiros Socorros, Comboios e Escoltas, Defesa Pessoal e Inteligência Policial voltada à Segurança de Autoridades e Eventos com uso de Aeronaves, entre outras.