Notícias

Corregedoria Geral da Sesds disponibiliza atividades físicas para servidores

publicado: 10/03/2022 19h21, última modificação: 10/03/2022 19h23
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Coger 2.jpg
Coger 1.jpg
Coger 3.jpg

Quem inclui exercícios aeróbicos ou de repetição na lista de atividades diárias consegue muito mais do que músculos definidos. A prática esportiva regular ajuda a prevenir doenças, melhorar o condicionamento físico e a saúde mental. O incentivo à busca destes benefícios é o objetivo do Programa “Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho”, lançado nesta quinta-feira (10) pela Corregedoria Geral (Coger) da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba (Sesds).

Em evento realizado no auditório da Central de Polícia, em João Pessoa, profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar apresentaram a programação de atividades que estarão disponíveis para os servidores que atuam na Coger.

“Visando promover qualidade de vida e dar assistência aos nossos servidores, estamos iniciando hoje a implantação do programa, buscando contar com a participação efetiva deles. Os profissionais que atuam conosco são das mais diversas faixas etárias e que reclamam do sedentarismo. Estamos preocupados com isso e atuando para evitar que nossa equipe venha a desenvolver problemas crônicos de saúde em decorrência da falta de atividade física. Respeitando as limitações de cada um, dispomos de médicos para as avaliações e solicitações de todos os exames necessários para que os servidores sejam orientados a fazer as atividades que gostam, de acordo com suas condições físicas e de saúde”, esclareceu o Coronel Jair Carneiro de Barros, Corregedor-Geral Adjunto da Sesds, representando o delegado João Alves de Albuquerque, Corregedor-Geral.

A Chefe do Departamento de Educação Física da Polícia Militar, Capitã Gardênia Talita Santa Rosa Dantas apresentou aos servidores da Coger a importância de priorizar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. “Há oito anos desenvolvemos esse trabalho junto aos policiais militares da Paraíba, que ao atuarem em rotinas de plantão de muitas horas desenvolveram problemas articulares e obesidade, por exemplo. São questões também pertinentes aos servidores que atuam nas secretarias e órgãos internos, que passam longas horas sentados, com postura inadequada e sem alongamento. Os malefícios são sentidos no corpo e somos capazes de mudar isso. Neste projeto levaremos a esses profissionais informações sobre a composição física e a possibilidade de diagnósticos através da máquina Inbody 360, prescrevendo assim atividades físicas embasadas cientificamente e individualizadas, além do encaminhamento médico para avaliação cardíaca e o acompanhamento constante”, garantiu.

O Capitão Alessandro Amaro Carneiro, chefe do Departamento de Educação Física do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba apresentou, na ocasião, os resultados obtidos em avaliação com os servidores da Corregedoria, em 2019, antes da pandemia e assegurou que todas as avaliações serão refeitas. “As conclusões que chegarmos muito nos preocupou e após meses de confinamento,estresse e ansiedade com a Covid-19, a situação atual requer ainda mais atenção e ação. Para isso, disponibilizamos acesso as academias instaladas nos batalhões, aos nossos instrutores capacitados, bem como ao atendimento já realizados na praia e em outros espaços públicos. Vamos juntos desenvolver e fazer funcionar um plano que levará saúde e qualidade de vida a esses servidores”, afirmou.

Em busca de resgatar a saúde física e mental, melhorando também o condicionamento, o 2º sargento da Polícia Militar, Espedito da Silva compareceu ao evento na Central de Polícia e já fez uma pequena consulta com o médico Major Alexandre Magno Nunes de Lira do Corpo de Bombeiros. “Tive Covid em janeiro de 2021 e desde então parei completamente com as atividades físicas. Embora, aparentemente não tenha ficado com sequelas, farei uma série de exames, já requisitados pelo médico, e em seguida darei início as atividades físicas, acompanhado pelos profissionais da PM e CBM para voltar a viver bem”, contou.