Notícias

Corpo de Bombeiros realiza primeiro transporte aeromédico do Estado

publicado: 09/11/2021 14h06, última modificação: 09/11/2021 14h07
Resgate.jpg

Na noite da última quinta-feira (04), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou o primeiro transporte aeromédico do Estado. Uma paciente de 60 anos deu entrada no Hospital Regional de Patos pela manhã com dor precordial de início associada a episódio de síncope (desmaio). Ela apresentava histórico de hipertensão arterial controlada com uso de medicações.

No primeiro atendimento, observou-se quadro de dor e sensação de aperto que irradiava para o membro superior esquerdo, associada a náuseas. Foi realizado um eletrocardiograma (ECG) que evidenciou padrão sugestivo de infarto agudo do miocárdio (IAM) e teste de enzimas cardíacas, que avaliam necrose do miocárdio (músculo cardíaco), porém não confirmaram a amplitude da lesão do coração da paciente, sendo necessária a avaliação de especialista, pois a paciente ainda encontrava-se na janela em que a equipe especializada pode intervir freando a lesão do miocárdio.

A Central de regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) optou pelo Transporte Aeromédico para o translado da paciente até o Hospital Metropolitano onde equipe cardiológica especializada em intervenção irá seguir com o tratamento da paciente. A paciente foi transportada pela Aeronave Bombeiro-01 do Corpo de Bombeiros, que está configurada como UTI aérea, composta por 2 pilotos, 1 médico e 1 enfermeiro. O translado teve duração aproximada de 1h, apresentando vantagem em relação às 4h do transporte terrestre, permitindo assim que a paciente chegasse ao serviço especializado dentro da janela de intervenção.

O CBMPB é a corporação pioneira no Nordeste em realizar transporte aeromédico por meio do uso de aviação com asa fixa. Desta forma, a Aeronave Bombeiro-01 representa um investimento do governo do Estado que beneficia a população paraibana, permitindo o transporte de vítima ainda mais rápido e também percorrendo distâncias maiores.