Notícias
Conselho Penitenciário da Paraíba se reúne para traçar estratégias voltadas à Segurança Pública e ao Sistema Prisional
O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, se reuniu na manhã desta quinta-feira (19/01) com integrantes do Conselho Penitenciário da Paraíba. O encontro aconteceu na Escola de Serviço Público da Paraíba e teve como objetivo a realização da 2ª Sessão Ordinária do conselho, para discussão de ações estratégicas de Segurança Pública implementadas no Estado e voltadas ao Sistema Penitenciário.
“A reunião foi de extrema importância para iniciar o ano de 2023, já que Segurança Pública e Sistema Penitenciário andam lado a lado e fazem parte de um mesmo Sistema, devendo assim caminharem com integração. Dessa forma, a Paraíba se fortalece nas ações contra a violência e na prevenção dentro e fora do sistema prisional”, declarou Jean Nunes, que é presidente do Conselho Penitenciário.
Após a reunião, os integrantes do conselho puderam conhecer o projeto de ressocialização “Esperança Viva”, de oficina de corte e costura, desenvolvido no Presidio de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em Mangabeira, onde foi assinado um Termo de Protocolo junto ao Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran/PB) para viabilizar a produção de fardamento que será utilizado pelos servidores do Detran que atuam nos setores de acolhimento ao usuário, triagem e protocolo, bem como dos conveniados que exercem suas funções nas sedes administrativas da autarquia.
Também foi realizada uma visita à unidade prisional PB 1, em Jacarapé.
Estiveram presentes na reunião o secretário de Administração Penitenciária e vice-presidente do Conselho, João Alves, o secretário-executivo dessa pasta, João Paulo Barros, o secretário de Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, Procurador-geral, Fábio Andrade, o delegado-geral de Polícia Civil, André Rabelo, o comandante da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonsêca, e o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Lucas Severiano, e o superintendente do Detran, Isaias Gualberto, Madalena Abrantes, da Defensoria Pública do Estado, entre outras autoridades integrantes do Conselho Penitenciário.