Notícias

Acauã 2 realiza ações de patrulhamento preventivo aéreo e combate ao crime organizado

publicado: 18/06/2019 11h36, última modificação: 18/06/2019 11h44
Acauã 2

No mês de junho, quando acontece a ‘Operação São João 2019’, três ações de grande porte tiveram a participação do helicóptero Acauã 2, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), com trabalho de patrulhamento preventivo aéreo e combate ao crime organizado na Paraíba. A aeronave esteve presente em ocorrências de prisão e apreensão de armas de fogo e cumprimento de mandado de prisão, em São Bento, sertão do estado; no apoio à Polícia Militar da Paraíba e à Polícia Federal na apreensão de 1,6 tonelada de maconha, com interceptação de um veleiro nas proximidades de Ponta de Lucena, em Cabedelo; e na localização de um veículo roubado no bairro Jardim Tavares, no município de Campina Grande.

O comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), coronel José Anchieta Leite, destacou o patrulhamento, realizado dia e noite. “Sabemos que há grande concentração de pessoas nesses horários, tanto em Campina Grande quanto em Galante e nossa aeronave customizada com farol poderá fazer esse trabalho à noite e visualizar situações de crime e realizar averiguações, solicitando o apoio das tropas terrestres. Tudo isso gera uma maior sensação de segurança para quem vai se divertir com a sua família e gera também tranquilidade para as tropas que estão operando em terra”, frisou o comandante.

Este ano, o Acauã 2 também atuou no Final da Copa Nordeste, no jogo entre Botafogo e Fortaleza, que aconteceu no dia 29 de maio no estádio Almeidão, em João Pessoa, e na Operação Nômade, realizada pela Polícia Militar, na cidade de Patos, em 30 de maio.

A equipe do GTA ainda participou de treinamentos que incluem segurança e prevenção de acidentes aeronáuticos, com embarque e desembarque, rape, resgate com maca de ribanceira e treinamento teórico com cesto.