Contra o feminicídio: ‘Operação Shamar’ tem início nesta quinta-feira, em toda a Paraíba

publicado: 02/08/2024 11h16, última modificação: 02/08/2024 11h17
WhatsApp Image 2024-08-01 at 22.40.06.jpeg

Nesta quinta-feira (01), teve início a Operação Shamar, de forma integrada em todo o país, para combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio. Até o dia 29 de agosto, ações preventivas, repressivas e educativas serão desenvolvidas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) em toda a Paraíba, coordenadas pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds).

O primeiro dia da Operação Shamar está sendo marcado por atividades significativas, iniciando com uma presença forte e estratégica na tradicional Festa das Neves, realizada em João Pessoa. Às 19h, equipes integradas da Sesds, da Secretaria Municipal da Mulher e a Ronda Maria da Penha participarão do evento, focando na divulgação dos serviços de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, ressaltou a importância da Operação Shamar. “Criada pelo Ministério da Justiça e realizada nos 26 estados e no Distrito Federal, a Operação Shamar é um marco na luta contra a violência doméstica. Aqui na Paraíba, estamos alinhados e prontos para a realizarmos diversas ações, integrando a Polícia Militar e a Polícia Civil, bem como as forças de segurança federais, através dos Centros Integrados de Comando e Controle, com o objetivo de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todas as mulheres paraibanas”, frisou.

Tecnologia e Efetivo – Para garantir uma gestão eficaz das ações da Operação Shamar, os Centros Integrados de Comando e Controle atuarão com ferramentas avançadas de integração e monitoramento, como o sistema de Business Intelligence (BI), permitindo um acompanhamento em tempo real das ações e dos indicadores de desempenho.

Os policiais civis e militares, bem como os servidores da Sesds integrantes da operação contarão com apoio financeiro substancial, através de diárias e reforço no efetivo, assegurando os recursos humanos suficientes para atuação em todo o Estado.

Educação e Repressão – Uma das metas centrais da Operação Shamar é aproximar as comunidades, criando um ambiente de confiança onde as mulheres se sintam seguras para denunciar os agressores. A operação busca fomentar a participação ativa da população, incentivando a denúncia e proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor.

Para isso, de 01 a 29 de agosto, ocorrerá em todo o estado um reforço no acompanhamento do cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), assegurando que as ordens judiciais sejam efetivamente implementadas para a proteção das vítimas. Além das ações repressivas, a operação incluirá atividades educativas e preventivas, como campanhas de conscientização e palestras, que visam informar e empoderar as mulheres sobre seus direitos e os recursos disponíveis.

Acesso aos serviços – Para assegurar que a população tenha acesso fácil e rápido aos serviços de enfrentamento à violência doméstica e familiar, a operação disponibiliza canais específicos de atendimento. Entre eles, destaca-se a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, que oferece suporte 24 horas por dia. Além disso, os Centros de Referência da Mulher, espalhados por diversos municípios, proporcionam atendimento especializado e acolhimento às vítimas.