Notícias

Conferência discute acesso à Saúde e consolidação do SUS

publicado: 05/06/2019 11h15, última modificação: 05/06/2019 11h15

Dando continuidade aos trabalhos abertos nessa terça-feira (4), a tarde do primeiro dia da 9º Conferência Estadual de Saúde foi dedicada à discussão sobre acesso à Saúde. Duas mesas redondas foram formadas com convidados de relevância no âmbito da saúde pública nacional.

A programação da tarde começou com a palestra do professor em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Piauí e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), José Ivo Pedrosa. Quem coordenou a mesa foi a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega.

Na ocasião, José Ivo falou sobre o tema “Saúde como Direito” e lembrou que, desde a década de 1980 a sociedade civil pode discutir e analisar as políticas de saúde, devido a instauração do Estado Democrático de Direito. “Porque somos uma democracia, podemos pensar no que está acontecendo e propor novas coisas diante das necessidades que surgem a cada dia”, afirmou. 

A programação continuou com a leitura do Regimento da 9º Conferência Estadual de Saúde. Logo após, houve a formação da última de mesa, coordenada pela conselheira Estadual de Saúde, Érica Simone. A professora do Departamento de Medicina da UPE e vice-presidente da Abrasco, Bernadete Perez Coêlho, foi a palestrante da mesa e falou sobre a “Consolidação dos princípios do SUS”.

Em sua fala, ela ressaltou que a Abrasco tem feito um movimento de valorização das conferências enquanto uma possibilidade de mobilização regional, de consolidação e resistência do SUS. “Acho que a conferência é fundamental. De fato, a gente só consegue o movimento nacional se a gente tiver no pleito a consolidação do SUS, do financiamento e a discussão da conjuntura nacional”, concluiu. 

A 9º Conferência Estadual de Saúde continua, nesta quarta-feira (5), com a realização de mais palestras que serão apresentadas por André Luís Bonifácio de Carvalho - professor adjunto da UFPB; Marcos Coelho Sales - juiz Corregedor-Geral da Justiça do Estado da Paraíba e Clarice Petramale - Assessora da presidência do CFM. À tarde, serão promovidos debates e trabalhos em grupos.

Na quinta-feira (6) pela manhã, os trabalhos dentro dos grupos terão continuidade. Às 13h30 haverá a Plenária Final e a realização da eleição dos delegados para representar a Paraíba na Conferência Nacional. Ao final da 9ª Conferência Estadual, será elaborado um relatório para ser enviado a 16ª Conferência Nacional de Saúde e serão escolhidos 76 delegados para participar da etapa nacional que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília.