Sete equipes da rede estadual da Paraíba participam de competição internacional de robótica no Chile

publicado: 03/09/2024 13h25, última modificação: 03/09/2024 13h40
4a5d3412-7657-41ef-9c0d-e297397570ba.jpeg

Sete equipes paraibanas estão embarcando nesta quarta-feira (04) para Santiago, no Chile, onde representarão o Brasil no International Tournament of Robots (ITR) 2024, que acontece entre os dias 5 e 8 de setembro. As equipes são da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pedro Anísio, em João Pessoa, da Escola Cidadã Integral (ECI) Odilon Nelson Dantas, em Cuitegi, e da ECIT José Guedes, em Cabedelo. Ao todo, 37 pessoas, entre alunos e professores, compõem a delegação paraibana que embarca para o Chile.

“É uma mistura de ansiedade positiva e determinação. Estamos muito empolgados, eu e minha equipe! É uma grande oportunidade que aparece para nos proporcionar experiência e testar nossas habilidades, mas também, de aprender com outras equipes de robótica e poder evoluir ainda mais. Acredito que essa viagem será uma grande chance de crescimento tanto pessoal quanto técnico. Além do mais, com toda certeza queremos vencer e representar nosso país! A oportunidade de representar o nosso país em uma competição internacional de robótica é uma grande honra, e isso nos motiva ainda mais”, conta Miguel Lucas, de 17 anos, estudante da 3ª série na ECIT Pedro Anísio.

A oportunidade surge após as equipes terem conquistado um excelente desempenho nas modalidades do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) realizado em São Paulo, em dezembro de 2023. A competição, que promove a inclusão e o desenvolvimento tecnológico desde 2009, é uma competição gratuita e presencial que visa difundir a robótica e a computação por meio da aprendizagem baseada em projetos para a criação de protótipos de robôs. As equipes competem em desafios variados, como Resgate de Risco e Dança de Robôs. Aberto a estudantes a partir de seis anos, o evento ocorre em etapas regionais ao longo do ano, culminando com uma final anual, a que classificou os estudantes paraibanos para o torneio internacional.

Representando a rede pública da Paraíba, as equipes da ECIT Pedro Anísio são Drillroid-PB, Inova Bot, Bumblebee e G.D.A. Sob a orientação dos professores Heronides Anízio Pereira Laurentino, José Alberto Pereira do Nascimento, Natanael de Castro Nunes de Oliveira e Crismarkes Ferreira dos Santos, os 16 estudantes têm trabalhado intensamente para conquistar mais um título. Já a ECI Odilon Nelson Dantas será representada pela equipe #O.N.D, sob a liderança dos professores Natália do Nascimento Silva e João Nascimento da Silva. Além das equipes de João Pessoa e Cuitegi, a ECIT José Guedes, de Cabedelo, enviará as equipes Olimpo e Enterprise. Sob a mentoria do professor Raoni Rodrigo Silva Brasileiro, os oito estudantes que compõem essas equipes também têm treinado arduamente para a competição.

Entre as provas que serão disputadas no Chile, destacam-se as competições de dança, onde robôs executam coreografias artísticas, ‘Viagem ao Centro da Terra’, onde o robô faz um percurso circular dentro de um labirinto para pegar um cubo e sair o mais rápido possível, e as de resgate, que simulam missões de salvamento em ambientes de alto risco.

A preparação dos estudantes para a competição vai além dos treinos. O grupo da Paraíba já enfrentou outros desafios ao longo do ano. Além do TJR, a equipe de dança da ECIT Pedro Anísio, por exemplo, venceu recentemente a Olimpíada Brasileira de Robótica na Paraíba e se classificou para a etapa nacional em Goiás. Além disso, a equipe foi convidada para participar da competição Atacama, uma prova extra que promete desafiar ainda mais suas habilidades.

Para o professor Crismarkes, orientador dos jovens, esses sucessos são reflexo da dedicação dos estudantes. "A preparação tem sido um processo gigantesco e cansativo. Os alunos passam os sábados na escola treinando, além dos períodos regulares de aula durante a semana. A importância de ir para outro país e conhecer uma nova cultura é fundamental para eles. Os alunos treinam todos os dias após as aulas e, para ser sincero, até aos domingos, quando finalizamos o projeto e embalamos tudo para a competição. O treinamento foi longo e preparatório para que chegássemos a essa competição confiantes”, disse.

Kits de robótica - No final de agosto, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB) realizou a entrega de 240 laboratórios de Robótica para as escolas em tempo integral, com investimentos que ultrapassaram os R$ 40 milhões. A equipe de Robótica da ECI Odilon Nelson Dantas, a #O.N.D, está entre as beneficiadas e estará utilizando os equipamentos no torneio internacional. “Esse novo material representa mais avanço e inovação para a nossa escola. Para mim é uma grande satisfação ter o nosso laboratório inovado. Assim, permitirá que nossos alunos possam dar voos cada vez mais altos”, comemora a professora Natália do Nascimento.