Seminário discute estratégias para melhoria dos resultados escolares em todos os municípios da Paraíba

publicado: 29/05/2024 15h10, última modificação: 29/05/2024 15h12
Foto: Maryjane Costa
Foto: Delmer Rodrigues
833A7BBB-08CA-437F-88D3-96F1CE3E9666.jpeg
DSC_7494.jpg

O segundo dia do II Seminário de Apropriação dos Resultados da Avaliação SIAVE - 2024, realizado nesta quarta-feira (28) no Centro de Formação de Educadores de João Pessoa, reuniu aproximadamente 60 participantes, entre representantes das 16 Gerências Regionais de Educação da Paraíba, com o objetivo de fortalecer as práticas de gestão educacional e a melhoria dos resultados escolares em todos os municípios do estado. O Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave) foi instituído em 2023 e cria uma cultura de acompanhamento permanente dos dados educacionais, como subsídio para a melhoria da aprendizagem dos estudantes paraibanos.

O secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, deu início às atividades do dia, enfatizando a importância do evento para o fortalecimento das práticas de gestão educacional e a melhoria dos resultados escolares. Ele destacou a importância das reflexões e das provocações trazidas pelos convidados, como elementos essenciais para o desenvolvimento das estratégias educacionais e falou da necessidade de integração entre as redes municipal e estadual de ensino. O início ainda contou com uma apresentação do grupo de xaxado ‘Passos da Seca’ da Escola Estadual Epitácio Pessoa e a recitação de um poema pelas crianças e professores da Escola Estadual Capitulina Sátyro, ambas de João Pessoa.

A programação seguiu com uma oficina conduzida por Francisco Costa, consultor da Associação Bem Comum, sobre o uso pedagógico de indicadores e planejamento de cenários para atingir as metas educacionais. A oficina abordou metodologias práticas para a utilização de dados na formulação de estratégias pedagógicas eficazes. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir e planejar ações concretas, baseadas nos indicadores apresentados, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de experiências.

“Hoje desenvolvemos uma oficina com as equipes regionais do estado da Paraíba para falar sobre a disseminação e a comunicação dos indicadores de fluência e dos indicadores do Siave. Eles puderam fazer um exercício prático de quantificação, de desenvolvimento de cenários, de redução das desigualdades dos alunos que estão nos níveis mais baixos de leitura, no caso, nível preleitor, e com isso, eles vão exercitar estratégias de intervenção, com foco em desenhar cenários de intervenção para este ano para atingir as metas de aprendizagem do IDE Paraíba, para o segundo ano, e também atingir metas de melhor participação dos estudantes e redução das desigualdades no nível de aprendizagem, de alfabetização”, explicou o palestrante.

Ao final do evento, o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, garantiu que a Secretaria de Estado da Educação tem como meta chegar até 2030 com 80% das crianças alfabetizadas na idade certa. “Essa é a meta estabelecida para os estados. Temos uma tarefa muito importante, mas a boa notícia é que já sabemos o que fazer. O que vocês viram ontem e nesta manhã mostra que sabemos como resolver esse problema. Agora, é arregaçar as mangas e trabalhar, claro, com as pessoas certas e dando a orientação certa”, afirmou.

Os presentes finalizaram o seminário enfatizando o impacto positivo do evento na formação de todos os presentes. Segundo eles, as discussões e oficinas contribuíram para a construção coletiva de estratégias educacionais, baseadas em evidências e orientadas para resultados. A troca de experiências e a cooperação entre os diferentes níveis de gestão educacional mostraram-se essenciais para a implementação de políticas eficazes.

Isabel Fernandes, articuladora regional de gestão da 3ª Região de Ensino, expressou sua satisfação em participar. Ela destacou que o evento foi enriquecedor, proporcionando muitas informações e conhecimentos valiosos. “Estou saindo hoje com muitas informações e muito conhecimento. Hoje, sinto-me preparada para repassar todas as orientações necessárias para os meus municípios, que acompanho com muito amor e satisfação. Com a fala final do secretário, repleta de transparência, posso dizer que o seminário fechou com chave de ouro”.