Notícias
SEE-PB abre seleção para programa de aperfeiçoamento de professores de Língua Inglesa nos EUA
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) está promovendo a seleção de quatro professores efetivos de Língua Inglesa, que atuam no Ensino Médio, para participarem do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa Fulbright DAI, nos Estados Unidos, em 2025, com duração de cinco meses. A iniciativa, administrada no Brasil pela Comissão Fulbright, oferece uma oportunidade de imersão na cultura americana para os professores da rede pública. As inscrições para a etapa estadual devem ser feitas até o dia 18 de março por meio do link bit.ly/FulbrightBrasil_EtapaEstadual.
Os requisitos para a candidatura incluem ser cidadão brasileiro, não cumulado com cidadania norte-americana; possuir licenciatura em Língua Inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; ter no mínimo cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura; ter proficiência em inglês; ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio; ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual; entre outros critérios. Ainda, será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e profissional no exterior.
O processo seletivo ocorrerá em três etapas: estadual, nacional e internacional. A SEE-PB será responsável pela condução da etapa estadual, levando em consideração o projeto individual (Inquiry Project) enviado na inscrição, que será avaliado em todas as fases subsequentes.
O programa de aperfeiçoamento abrange um semestre acadêmico em uma universidade americana, com ênfase no aprimoramento do inglês, além de oferecer aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aulas, estratégias educacionais, liderança e utilização de tecnologias educacionais. As atividades terão início em agosto de 2025 e também incluirão um estágio supervisionado em uma escola de Ensino Médio nos Estados Unidos.
A SEE-PB poderá selecionar até quatro professores que serão indicados à Comissão Fulbright e continuarão o processo seletivo na etapa nacional. A aprovação na etapa estadual não assegura automaticamente a concessão da bolsa para a formação nos Estados Unidos, pois o candidato deverá ser aprovado em todas as etapas subsequentes.
Criado em 1946 pelo Senador J. William Fulbright, o Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América tem como objetivo principal fortalecer os laços de entendimento entre os EUA e outras nações. Ao longo de sua história, o programa concedeu mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e ensino a cidadãos norte-americanos e de mais de 150 países. No Brasil, representado e administrado pela Comissão Fulbright desde 1957, o programa já possibilitou a ida de mais de 3.500 brasileiros para estudar nos Estados Unidos.