Notícias

Secretário de Estado da Educação destaca as ações do primeiro semestre de 2023 durante o programa Conversa com o Governador

publicado: 27/06/2023 11h40, última modificação: 27/06/2023 11h40
WhatsApp Image 2023-06-27 at 11.34.25.jpeg

Durante o programa Conversa com o Governador desta segunda-feira (26), a educação estadual foi destaque, e temas como o Programa Primeira Infância, o Alfabetização Mais Paraíba, ocuparam espaço na pauta radiofônica. O secretário da Educação, Roberto Souza, participou do programa transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, e fez um balanço das ações realizadas durante o primeiro semestre de 2023. 

Na Paraíba estão sendo construídas 213 creches, as ações fazem parte do programa Primeira Infância. “Identificamos que as crianças de 0 a 6 anos precisam de um apoio no esporte, as mães na saúde e por isso criamos o programa Primeira Infância que vai desde a construção da creche até assistência na saúde, esporte e educação. Lançamos o Alfabetiza Mais Paraíba e todos os pequenos paraibanos serão alfabetizados na idade certa, isso é um compromisso desse governo”, destacou João Azevedo.  

Roberto Souza, detalhou as políticas públicas implementadas na educação básica e no ensino fundamental e o apoio do governo da Paraíba para que os municípios possam garantir o acesso, a permanência e o aprendizado das crianças. Como o programa Alfabetiza Mais Paraíba que tem o objetivo de alfabetizar crianças até 7 anos de idade.

“A lei que cria o Alfabetiza Mais Paraíba foi aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba. Precisamos de um sistema de avaliação das crianças, de política de incentivos financeiro para unidades escolares e também vamos investir 23 milhões em formação de professores, material didático, além de concessão de bolsas para professores formadores”. 

O reajuste salarial dos professores prestadores de serviço também foi tema do programa. O governador João Azevedo fez o reajuste com base na lei do piso do magistério para os professores efetivos, desde que o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) possibilitou o aumento dos recursos e consequentemente esse repasse na folha de pagamento.

“Após avaliação financeira, o governador afirmou que seria implementado o reajuste para os professores prestadores de serviço, atualizando o que não foi conseguido nos últimos três anos e aplicado a partir de julho deste ano. Essa soma deu mais de 80% de reajuste e isso é muito importante para qualificar o ensino e ter professores mais motivados”, disse o secretário.

Roberto citou ainda, o investimento de aproximadamente 230 milhões de reais nas obras que estão sendo realizadas nas unidades de ensino em todo o Estado. Só neste semestre foram assinadas 181 ordens de serviços apenas para manutenção das escolas. Por meio da Superintendência de Obras (Suplan) estão sendo realizadas 80 obras, entre reformas e ampliações. Quatro obras foram concluídas, oito estão em andamento, 20 em construção de novos prédios ou complexos educacionais, 23 em reformas e ampliação e 10 laboratórios.