Notícias
Secretária Executiva do MEC, Izolda Cela, se reúne com integrantes da SEE-PB para discutir avanços na educação da Paraíba
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), promoveu, nesta quinta-feira (1º), um encontro entre a Secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), professora Maria Izolda Cela de Arruda Coelho, e Gerentes Regionais de Educação e servidores da Educação. O evento reuniu ainda assessores técnicos, gerentes executivos, assessorias diretas e operacionais, gestores, professores e estudantes da Rede Estadual.
Na ocasião, a representante do MEC falou sobre programas federais de incentivo à educação, a exemplo do Pé-de-Meia, que oferece uma bolsa para alunos do Ensino Médio, e também destacou o trabalho de referência que vem sendo realizado na Educação da Paraíba. A secretária ainda respondeu as dúvidas dos presentes sobre os projetos do Governo Federal. “Todos vocês estão aqui fazendo e contribuindo com ações importantes para a melhoria da Educação no nosso país. Minha expectativa é ouvir muita coisa boa aqui da Paraíba, e continuar ouvindo na sequência desses anos a partir desse trabalho que vocês estão fazendo. Eu estou percebendo engajamento, liderança, e daí a gente parte realmente para conseguir as transformações que estamos perseguindo. Muito obrigada pela recepção, por esse momento, esse diálogo”, disse, Izolda Cela.
O secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, aproveitou o momento para citar as conquistas do estado. Entre os destaques estão os excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com quase 18 mil estudantes inscritos em 2023, colocando o estado em 3º lugar no percentual de participação. As mais de 540 redações de excelência, sendo 20 com nota 980, dentro dos 3 mil estudantes que enviaram suas notas. Ele também parabenizou os programas Desafio Nota 1000 e Se Liga no Enem, que contribuíram para o sucesso nas redações, citou os resultados da avaliação de fluência em leitura que demonstrou um avanço notável de 18%, passando de 37% para 55%, em apenas cinco meses, entre outras conquistas.
Ainda durante o encontro os presentes puderam prestigiar a riqueza cultural paraibana com apresentações significativas. O grupo de dança Superando Limites, composto por alunos da Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), apresentou uma linda performance coordenada pela professora e coreógrafa Danielle Caldas, enfatizando a reabilitação por meio da arte. Em seguida, o estudante Anthony Gabriel Nunes de Almeida, símbolo do programa Alfabetiza Mais Paraíba, apresentou um cordel, evidenciando o compromisso com a alfabetização na idade certa.
Antes de encerrar o evento, a estudante Jennifer, aluna autista egressa da Escola Estadual Orlando Cavalcanti, subiu ao palco para falar sobre sua conquista de alcançar o 1º lugar no curso de Biologia da Universidade Federal da Paraíba. “Eu sou muito agradecida por ter sido acolhida na escola. Diferente das escolas particulares que eu já passei, nenhuma teve um acolhimento tão especial. Tudo isso é graças a vocês que estão aqui presentes, vocês estão transformando a educação pública do governo da Paraíba em uma educação melhor, privilegiada, atenciosa e inclusiva”, afirmou.
Para o gerente da 14ª Gerência Regional de Educação, Gemerson Roque, o momento foi de muita importância, principalmente para o desenvolvimento de futuras ações. “Temos do Governo Federal um interesse pela educação básica, programas que fomentam a educação começando desde as crianças, os adolescentes, até o Ensino Médio. Foi ótimo ouvir da secretária que o governo fomenta de uma maneira importante a permanência do estudante e assim ele, estando na escola, é mais fácil para a gente bolar a estratégia de aprendizagem, permanência e, no futuro, progressão e a entrada desses meninos no ensino superior, que é o nosso sonho. Com certeza teremos parcerias interessantes pela frente e que vão nos ajudar a construir uma educação cada vez melhor no nosso estado”, comentou.