Secretaria discute implementação da educação híbrida na Paraíba com consultora do MEC

publicado: 28/02/2024 17h05, última modificação: 29/02/2024 09h43
Imagem do WhatsApp de 2024-02-29 à(s) 09.40.00_6f6e4db4.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-02-29 à(s) 09.40.00_9f0e4c11.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-02-29 à(s) 09.40.00_7c1a3c9e.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-02-29 à(s) 09.40.00_671717f7.jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) promoveu nesta quarta-feira (28) uma reunião para discutir a implementação da Educação Híbrida no estado. O momento contou com a presença da secretária Executiva de Gestão Pedagógica da SEE-PB, Elizabete Araújo, da consultora da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH) do Ministério da Educação, Marielle Azoubel, entre outros gerentes e técnicos da secretaria. O objetivo foi avaliar o andamento da adesão da Paraíba à educação híbrida.

A RIEH é uma estratégia da Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens, instituída pelo Decreto no 11.079, de 23 de maio de 2022. O objetivo é garantir apoio técnico e de infraestrutura dos sistemas tecnológicos para o fomento e para o desenvolvimento da Educação Híbrida na rede pública de ensino em todo o Brasil. Dessa forma, a iniciativa visa a elevação da qualidade e oportuniza o compartilhamento da produção e acesso aos conteúdos. Para isso, a RIEH propõe que cada ente público construa o seu plano para implementação da Educação Híbrida, dentro do seu contexto.

A Paraíba aderiu ao plano por meio da construção de dois laboratórios tecnológicos, que serão localizados em João Pessoa e em Souza. A construção dos laboratórios, junto com a política de Educação Híbrida, subsidiarão a ação pedagógica, principalmente nas escolas de educação profissional ou parcial. Dentre os temas abordados durante a reunião desta quarta destacou-se o debate sobre a necessidade de elaborar políticas estaduais específicas e a implementação dos estúdios dedicados a esse novo modelo de ensino, visando uma transição eficiente e abrangente.

Também foi apresentado que o Plano de Educação Híbrida da Paraíba está sendo delineado em torno de frentes que vão desde o uso emergencial até a complementação de currículo. No que diz respeito à implementação da política, foram estabelecidas três fases progressivas: a criação do Núcleo de Inovação Estadual, dos Polos Operacionais de Inovação e das Unidades de Gestão e Inovação Regional, cada etapa representando um ano de esforços coordenados.

A consultora do RIEH, Marielle Azoubel, expressou otimismo em relação ao progresso na Paraíba, mencionando a fase de estruturação dos núcleos, o desenvolvimento do plano de ação e a criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que permitirá a interação entre estudantes, professores e escolas. Ela também destacou o sentimento de superação e avanço perante as conquistas do estado. “Resumindo a reunião em uma palavra, podemos dizer que é 'superação'. Foi um início fantástico. Construir um plano de ação tão robusto não é uma tarefa fácil, mas conseguimos avançar muito em apenas um mês. Acredito que estamos superando os desafios e avançando significativamente aqui na Paraiba", afirmou.

Já para a secretária Elizabete Araújo, a adesão da Paraíba à RIEH vai fortalecer a prática pedagógica, principalmente nas escolas de educação profissional e parciais, onde há uma demanda particular por inovação. “Esse é um tema que ganhou grande repercussão no Brasil e no mundo durante a pandemia, com a necessidade de uma organização temporal mediada ou não por tecnologias. O MEC lançou as diretrizes da Educação Híbrida e a Paraíba aderiu com os dois laboratórios tecnológicos, em João Pessoa e Souza. Esses laboratórios, junto com nossa política de educação híbrida, subsidiarão nossa ação pedagógica, auxiliando milhares de estudantes”.