Secretaria de Educação reúne articuladores regionais e formadores estaduais no 1° Ciclo Formativo do Alfabetiza Mais Paraíba

publicado: 28/02/2024 21h49, última modificação: 28/02/2024 21h49
campina_alfabetiza-6075.jpg
campina_alfabetiza-5865.jpg
campina_alfabetiza-5871.jpg
campina_alfabetiza-5918.jpg
campina_alfabetiza-5977.jpg
campina_alfabetiza-5856.jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba está promovendo o 1º Ciclo Formativo do Alfabetiza Mais Paraíba, que teve início nesta quarta-feira (28), em Campina Grande. O evento conta com a participação de cerca de 70 profissionais ligados à educação, entre articuladores regionais de gestão estadual e municipal, formadores estaduais e outros envolvidos no projeto para estabelecerem metas e objetivos para o programa de alfabetização no Estado.

O Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, abriu o evento falando aos presentes sobre a importância da alfabetização para a educação da Paraíba e para o futuro da educação brasileira. “É um momento importante para compararmos o resultado de fluência e também traçar metas para atingirmos todas as cidades da Paraíba e todos os estudantes”, ressaltou o secretário.

De acordo com Erivonaldo, a meta da Secretaria de Educação é alfabetizar todos os alunos da Paraíba. “Este é um momento de planejamento para sairmos daqui energizados e passar essa força para os secretários e gestores municipais, para as escolas e chegar até as salas de aula”, completou.

Presidente da Undime PB - União Nacional dos Dirigentes de Educação Municipal, Michael Lopes, ressalta que este é um momento importante para a educação da Paraíba que está avançando cada vez mais nos índices de alfabetização das crianças. “Temos certeza que, com esse programa, que é um divisor de águas na educação do estado, junto com a cooperação dos municípios, nós vamos avançar muito mais”, destaca Lopes.

A coordenadora do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, Kaline Gonzaga, explica que essa formação é super dinâmica. “Trabalhamos com eles a questão da alfabetização, da gestão, da avaliação dos resultados, para que eles possam, com a metodologia de cascateamento, compartilhar esse conhecimento com os articuladores municipais”, detalha a Kaline. “O objetivo é criar um grande movimento para todas as crianças sejam alfabetizadas ainda aos 7 anos”, ressalta.

Rafael de Farias Ferreira, da 5ª GRE, conta que o esse processo, que não é somente pedagógico mas também de gestão, vem contribuindo muito para se possa melhorar os índices e os desempenhos da educação da Paraíba. “A ideia de estarmos aqui hoje é que a gente possa melhorar ainda mais a eficiência da gestão nos municípios e com isso também melhorar os resultados”, explica Rafael.

O 1º Ciclo Formativo do Alfabetiza Mais Paraíba acontece em Campina Grande, nos dias 28 e 29 de fevereiro.