Notícias

Secretaria de Educação promove palestra sobre “Letramento Racial para uma Educação Antirracista” para servidores

publicado: 28/11/2023 11h28, última modificação: 28/11/2023 11h28
capa.jpg

- Foto: Foto: Rizemberg Felipe

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) está promovendo uma série de ações alusivas ao Novembro Negro, mês de conscientização pelo Antirracismo. Dentre as ações, os servidores da sede da SEE-PB, do Conselho Estadual de Educação (CEE-PB) e da 1ª Gerência Regional de Ensino participaram de uma palestra, na manhã desta terça-feira (28), sobre “Letramento Racial para uma Educação Antirracista”. A palestra foi ministrada pelo professor doutor Severino Lepê Correia. 

A palestra teve como objetivo formar os servidores da Educação sobre o letramento racial, que está relacionado à capacitação sobre temáticas antirracistas, com objetivo de promover ambientes escolares cada vez mais inclusivos. O professor Lepê Correia comentou sobre a importância de trazer este debate para dentro das escolas.

“O que precisamos fazer é reescrever a História. E precisamos fazer isso pela Educação, que é onde tudo começa. Fomos formados pela produção escravista, e isso fez com que nosso imaginário fosse de dominação o tempo todo. Esse modelo eurocêntrico foi enfiado no Brasil. É preciso que a gente pense sobre como nosso país foi formado e sobre quem continua dando as ordens por aqui. O respeito pelos povos originários e pelos povos africanos. Precisamos falar com os servidores sobre como é importante rever as coisas, recomeçar nossas posturas e pensamentos”, explicou.

A programação em alusão ao Novembro Negro na sede da SEE-PB ainda conta com a Feira Preta, com a exposição e venda de artesanatos produzidos por artistas e empreendedores negros, e, na próxima quinta-feira (30), a programação será encerrada com a apresentação do Maracatu Baque Mulher JP, no térreo do prédio da SEE-PB.

Vanuza Cavalcanti, Gerente da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (GEEDI), comentou sobre a programação. “A GEEDI, por meio do Núcleo de Educação Étnico-Racial, já vem trabalhando a Educação Antirracista nas escolas. Então, hoje nós pensamos em trazer o professor Lepê Correia porque ele é um nome de alcance nacional, especialista neste tema. Não podemos pensar apenas na sala de aula, temos que pensar a Educação Antirracista também para os nosso servidores. A mudança começa aqui na Secretaria”, concluiu.

Ações na Educação - Na última semana, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da SEE-PB, apresentou ações que serão implementadas na Educação paraibana visando o combate ao racismo. Dentre elas, estão o Guia de Enfrentamento ao Antirracismo, o Edital do Selo ‘Minha Escola é Antirracista’, e um Seminário sobre Educação Antirracista, que aconteceu na última terça-feira (21) em João Pessoa.