Notícias
Secretaria de Educação participa de mesa redonda sobre oportunidades acadêmicas e profissionais na China
A secretária executiva de gestão pedagógica, Elizabete Araújo, participou, na tarde do último sábado, da mesa redonda “O Estudo do Mandarim e mercado de trabalho: oportunidades acadêmicas e profissionais na China e no mundo global”, que aconteceu durante o II Festival Cultural da China, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
No encontro, Elizabete Araújo falou das oportunidades que o Governo do Estado oferece para os estudantes da rede estadual através do programa Conexão Mundo, que está realizando uma cooperação técnica através da agência internacional da UFPB. “Este ano cerca de 50 estudantes estão se preparando para que em 2025 embarquem para a China para terem suas experiências, expandirem seus conhecimentos sobre a língua e cultura chinesa”, explica.
Também participou da mesa redonda o diretor chinês do Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco (UPE) Liu Liguang, que citou vantagens que esse programa proporciona aos estudantes e também para professores. “A cooperação entre China e Brasil possui vasto espectro como o científico, acadêmico, profissional, comercial e cultural, beneficiando o desenvolvimento econômico. Devemos estreitar essas oportunidades”, comentou.
Gabriel Bechara, pernambucano egresso da UPE, também participou da mesa redonda relatando suas experiências acadêmicas e profissionais no país asiático. Ele foi o vencedor da etapa nacional do concurso de língua chinesa da Chinese Bridge e 7ª colocado da etapa global, trabalhou em empresas chinesas e compartilhou com os estudantes da plateia sua trajetória no aprendizado do mandarim.
Para Ana Berenice Martorelli, diretora de relações interinstitucionais da agência de cooperação internacional da UFPB, uma das organizadoras do festival, conta que esse projeto de oportunizar aos estudantes da rede estadual oportunidades na China é inovador e transformador. “A Paraíba está na vanguarda da educação fazendo com que os estudantes do ensino médio possam passar um período na China aprendendo o idioma e sua cultura. Será uma experiência riquíssima”, ressalta Ana Berenice.
Os estudantes presentes na mesa redonda também tiveram oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes que apontaram caminho e explicaram detalhes sobre a iniciativa.
Conexão Mundo
O Conexão Mundo está integrado às políticas públicas do Programa de Internacionalização Gira Mundo, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba por meio do intercâmbio.