Secretaria de Educação expande Conexão Mundo com articulação de intercâmbio de estudantes para a China

publicado: 07/12/2023 14h48, última modificação: 12/12/2023 15h48
RFS_1545.jpeg
RFS_1575.jpeg
WhatsApp Image 2023-12-07 at 17.57.17.jpeg

O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (07), com o diretor e representante na América do Sul da Huaqi Trade, Lennox Lewys, e os coordenadores do programa Conexão Mundo. Na oportunidade foi discutida a articulação de um intercâmbio para 50 estudantes do Ensino Médio na China.

A proposta principal é dos estudantes aprederem o básico da língua Mandarim, bem como fazerem uma imersão na cultura chinesa. Os estudantes também vão participar de cursos sobre a culinária, dança, música e a arte do país.

A parceria que está sendo estudada será com a Xi'an International Studies University da província de Shaanxi. "Estamos estreitando a parceira com a província de Shaanxi com a Paraíba para fazer esse intercâmbio dos estudantes, justamente nesse momento que estão sendo fechados investimentos da China aqui no estado", revelou Lennox Lewys.

O secretário Roberto Souza, destacou que essa parceira do Governo da Paraíba com a China de investimentos na área de farmacêutica, trouxe também oportunidade para a educação por meio do programa Conexão Mundo.

"Vamos ampliando o Conexão Mundo incluindo a China como destino de intercâmbio para os estudantes do Ensino Médio. Serão 50 estudantes que estarão inseridos na cultura chinesa e para aprender o mandarim. Estamos agora definindo os cursos que serão ofertados antes e durante o intercâmbio", afirmou.

A Secretaria de Estado da Educação também fará uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para que os estudantes tenham aulas do básico em mandarim.