Secretaria de Educação da Paraíba reforça parceria com a Universidade Mondragon para formação de professores

publicado: 08/10/2024 20h15, última modificação: 08/10/2024 20h15
WhatsApp Image 2024-10-08 at 20.12.01.jpeg

Nesta terça-feira (08) a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, por meio da Gerência de Formação e Desenvolvimento de Profissionais da Educação, realizou uma importante reunião com representantes da Universidade Mondragon, da Espanha. O encontro teve como principal objetivo reafirmar a parceria entre a instituição europeia e a rede de ensino da Paraíba, além de apresentar novas propostas pedagógicas para o programa Conexão Mundo Professores, que será implementado nos ciclos de 2025 e 2026.

Durante a reunião, os professores formadores de Mondragon introduziram duas novas propostas de formações continuadas: "Inovação Educativa em Contexto Cooperativo" e "Formação Profissional Técnica". Essas iniciativas buscam proporcionar aos docentes paraibanos um avanço nas práticas educacionais, alinhadas às experiências de inovação e cooperação desenvolvidas pela universidade espanhola.

A delegação de Mondragon foi composta por dois diretores, Raúl Fernández e Karmele Pérez, responsáveis por cada uma das formações, e três professores, Asier Lauzurika, Jose Alberto Eguren e Manex Arrieta, que irão ministrar os cursos para os 50 educadores selecionados pelo programa Conexão Mundo deste ano e de 2024. Esses professores viajarão para a Espanha no próximo ano, dando continuidade ao intercâmbio de experiências pedagógicas entre os dois países.

“O Conexão Mundo Professores é o reflexo do investimento no desenvolvimento do profissional da educação na Paraíba. Estamos sem pré em busca de parcerias até mesmo internacionais que promovam o desenvolvimento contínuo de nossos profissionais, garantindo uma educação cada vez mais inovadora e de qualidade para todos”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Além da discussão sobre as novas formações, a reunião também serviu como um momento de acolhimento e boas-vindas. Os professores formadores de Mondragon permanecerão na Paraíba durante toda a semana, visitando diversas escolas da rede estadual e conhecendo as experiências educacionais locais. O objetivo dessa imersão é garantir que as futuras formações oferecidas na Espanha sejam adaptadas à realidade educacional do estado, fortalecendo ainda mais a parceria.

Na ocasião, também foram apresentados os resultados do intercâmbio de professores realizado nos últimos anos, demonstrando o impacto positivo e permanente dessa colaboração na Rede Estadual de Ensino. “Os projetos desenvolvidos em conjunto têm contribuído de forma significativa para a melhoria das práticas educativas na Paraíba, consolidando a relação entre Mondragon e o estado como uma iniciativa frutífera e duradoura”, declarou a gerente executiva, Tatiany Andrade.