Secretaria de Educação da Paraíba lança editais para seleção de bolsistas formadores no programa Alfabetiza Mais Paraíba

publicado: 03/06/2024 13h42, última modificação: 03/06/2024 13h42
Alunos Alfabetiza Mais_Delmer Rodrigues (13).jpg

Foto: Delmer Rodrigues - Foto: Delmer Rodrigues

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) anunciou nesta segunda-feira (03) a abertura de inscrições para dois novos editais: um destinado à seleção de bolsistas formadores estaduais e regionais (Edital 012/2024) e outro para a seleção de bolsistas formadores municipais (Edital 013/2024). As vagas são voltadas para atuação no programa Alfabetiza Mais Paraíba, que visa melhorar a alfabetização e o letramento de estudantes paraibanos. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 21 de junho, por meio do endereço eletrônico sites.google.com/see.pb.gov.br/regimedecolaboracao.

O Edital 012/2024 oferece 8 vagas para formadores estaduais em Ciclo de Alfabetização e 5 vagas para formadores regionais alfabetizadores. Esses profissionais serão responsáveis ​​pela formação continuada de servidores, implementando metodologias do Programa Alfabetiza Mais Paraíba e outras ações vinculadas ao Regime de Colaboração em Educação da Paraíba, ao Programa Paraíba Primeira Infância e ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A seleção será composta por avaliação de currículo, avaliação de plano de trabalho e entrevista, com prazo de vigência até dezembro de 2024, podendo ser prorrogada.

Já o Edital 013/2024 prevê uma seleção de 85 formadores municipais, que atuarão exclusivamente no âmbito municipal. A seleção seguirá as mesmas etapas do edital anterior, com avaliação de currículo, plano de trabalho e entrevista. Os formadores municipais terão papel fundamental na multiplicação de conhecimentos, acompanhamento e avaliação da implementação dos programas de formação. Ambos os editais especificam que as atividades não configuram vínculo empregatício, sendo as bolsas financiadas com recursos do Tesouro Estadual.

O Alfabetiza Mais Paraíba é uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da SEE-PB, que integra diversas ações para elevar os níveis de alfabetização e letramento dos estudantes paraibanos, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Entre os objetivos do programa estão a formação continuada de professores, o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, e a promoção de uma forte parceria entre escola, família e comunidade. O programa também visa reduzir as taxas de analfabetismo e evasão escolar, criando um ambiente de aprendizagem mais motivador e significativo.

Além do Alfabetiza Mais Paraíba, os bolsistas atuarão em outros programas articulados, como o Paraíba Primeira Infância e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A Paraíba Primeira Infância tem caráter intersetorial e busca garantir o desenvolvimento integral das crianças desde a creche até a pré-escola, ampliando o acesso a serviços de qualidade que contribuem para o bem-estar físico, emocional e cognitivo das crianças. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, por sua vez, é um regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.

Os editais também reforçam a importância do Regime de Colaboração em Educação da Paraíba, que envolve parcerias com 223 municípios paraibanos. O regime visa planejar, acompanhar e avaliar a implantação de políticas educacionais, propondo diretrizes pedagógicas e de gestão, além de monitorar e reportar regularmente conforme metas definidas no Plano de Ação da Secretaria de Estado da Educação.

Os interessados ​​em participar dos processos seletivos devem preencher o formulário de inscrição online, disponível no site sites.google.com/see.pb.gov.br/regimedecolaboracao. Na ocasião, os interessados deverão realizar o envio dos documentos comprobatórios através do Formulário Online, tais como Documentos de Identificação Pessoal, Comprovação Acadêmica, Comprovação de Experiência Profissional, entre outros. De acordo com os cronogramas, os resultados das avaliações serão divulgados no dia 03 de julho, e os candidatos poderão interpor recursos nos dias 04 e 05 de julho. As entrevistas serão realizadas entre os dias 11 e 17 de julho, com a classificação preliminar sendo divulgada no dia 22 de julho.

Para mais informações e acesso ao edital completo, os candidatos devem acessar o site do Regime de Colaboração. O pagamento das bolsas será feito diretamente aos formadores selecionados por meio de depósito bancário. “As atividades dos nossos bolsistas são fundamentais para a implementação eficaz dos programas educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação na Paraíba e garantindo que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade e, principalmente, a uma alfabetização no tempo certo, como que é a meta do nosso regime de colaboração”, reforça o secretário Executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves.