Notícias

Secretaria de Educação da Paraíba convida estudantes da rede estadual para participar do Programa Jovens Embaixadores 2025

publicado: 09/08/2024 14h29, última modificação: 09/08/2024 14h29
JovEmbaixadores_Inscr.jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) convida os estudantes da rede pública a se inscreverem no Programa Jovens Embaixadores 2025. O programa, coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos, oferece uma oportunidade única de intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos. O foco deste ano será selecionar 30 jovens engajados em ações de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas, alinhando-se à Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.

O Programa Jovens Embaixadores (JE) foi criado em 2002 e tem como público-alvo estudantes do ensino médio da rede pública que se destacam em suas comunidades por sua atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor. Participar do programa permite que esses jovens ampliem seus horizontes e contribuam para o estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

A iniciativa busca jovens com espírito empreendedor, que por meio de ações criativas e inovadoras, promovam o bem-estar social e atuem como agentes transformadores. A seleção de 2025 visa reforçar a importância do engajamento dos jovens nas questões climáticas, tornando-os aliados fundamentais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover um futuro mais sustentável.

Para participar, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos: ter nacionalidade brasileira, ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa, cursar o ensino médio na rede pública (estar ao menos no 1º ano em 2024), ter boa fluência oral e escrita em inglês, ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior, jamais ter viajado para os Estados Unidos, ter excelente desempenho escolar, ter perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativo, e estar atualmente engajado por pelo menos três meses em iniciativas de impacto social voltadas para o combate às mudanças climáticas.

O programa ocorrerá entre janeiro e fevereiro de 2025 e incluirá etapas de orientação pré-partida e entrevista de visto no Brasil, culminando no embarque para os EUA. Durante a estadia, os Jovens Embaixadores participarão de uma programação intensa em Washington, DC, e em estados anfitriões, retornando ao Brasil no final de janeiro de 2025.

O cronograma de seleção inclui várias etapas: a fase de pré-cadastro, que segue até 03 de setembro; envio do formulário de inscrição até 09 de setembro; análise da documentação até 23 de setembro; avaliação escrita on-line no dia 27 de setembro; revisão da avaliação e seleção para entrevista oral de 11 a 20 de outubro; entrevista oral on-line nos dias 22 e 23 de outubro; seleção nacional no dia 24 de outubro e anúncio do resultado final no dia 30 de outubro.

Os estudantes selecionados terão o suporte necessário para a emissão de passaportes e documentação para a viagem, além de orientação pré-partida entre novembro e dezembro de 2024. O embarque para os Estados Unidos está previsto para 10 de janeiro de 2025, com retorno ao Brasil no dia 25 do mesmo mês.

Para participar, os interessados devem acessar o edital e preencher o pré-cadastro on-line. Mais informações e o link para o pré-cadastro estão disponíveis em www.jovensembaixadores.org.br. “A Secretaria está sempre em busca de incentivar o protagonismo e o crescimento dos nossos estudantes e essa é uma grande oportunidade para os jovens paraibanos se destacarem e contribuírem para um mundo mais justo e sustentável. O programa é uma porta aberta para novas experiências, aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades que farão a diferença no futuro dos participantes e no impacto social que podem gerar em suas cidades”, reforça o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.