Secretaria de Educação assina termo de cessão de prédio de Escola Estadual para instalação de Armazém do Campo do MST

publicado: 06/12/2023 16h05, última modificação: 06/12/2023 16h10
capa.jpg

Foto: Leandro Pellizoni

O Secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza, se reuniu, na tarde desta quarta-feira (6), com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para realizar a assinatura de um termo de cessão do prédio onde funcionava a Escola Estadual Fenelon Câmara, no bairro do Castelo Branco. O prédio da escola será utilizado pelo Centro de Formação Elizabeth João Pedro Teixeira, organizado pelo MST, para a instalação de um Armazém do Campo, que comercializa produtos e alimentos frutos da reforma agrária e dos assentamentos do MST.

O Secretário de Educação Roberto Souza lembrou que a instalação do Armazém do Campo e a parceria com o MST são instrumentos importantes para qualificar a alimentação dos estudantes das escolas estaduais.

“A Secretaria vem fazendo a municipalização de algumas escolas e, com isso, alguns equipamentos vão ficando disponíveis. Então, fomos provocados pelo MST para auxiliar na instalação de um Armazém do Campo aqui em João Pessoa em um destes prédios disponíveis. Vimos as questões legais e firmamos esta parceria. Quando pensamos em Educação, ainda mais com a ampliação do Ensino Integral, precisamos pensar em qualificar a alimentação escolar, e isso passa pela aquisição de produtos da agricultura familiar, que é isso que o MST faz, por exemplo. Essa instalação do Armazém do Campo vai funcionar como um espaço de distribuição e comercialização de alimentos e apoio para toda a sociedade”, frisou o Secretário.

Dilei Schiochet, uma das lideranças do MST na Paraíba, participou do encontro para a assinatura do termo de cessão e comentou sobre a importância da parceria com a Secretaria de Estado da Educação para a instalação do Armazém do Campo.

“Estamos desenvolvendo uma rede de intercâmbio de produtos produzidos pelas áreas de reforma agrária em todo o Brasil, a qual chamamos de Armazém do Campo. Nossa meta é construir 1000 armazéns em todo o país. Os armazéns não têm o objetivo apenas de comercializar produtos, mas de trocar saberes e sabores, de resgatar a cultura e a culinária de determinadas regiões. Este Armazém do Campo que será instalado em João Pessoa será um espaço muito importante de diálogo com a sociedade e de divulgação de uma alimentação saudável”, disse.