Secretaria da Educação promove 2º Módulo do Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Emocional

publicado: 05/06/2024 15h29, última modificação: 05/06/2024 15h29
Formação Saúde Emocional_Delmer Rodrigues (6).jpg
Formação Saúde Emocional_Delmer Rodrigues (3).jpg
Formação Saúde Emocional_Delmer Rodrigues (10).jpg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio do Serviço de Saúde Emocional promoveu entre os dias 03 e 05 de junho, o 2º módulo do curso de Formação de Multiplicadores em Educação Emocional para 50 profissionais que atuam na área. O evento ocorreu no auditório de um hotel no bairro de Tambaú em João Pessoa.

São o público deste encontro psicólogos, assistentes sociais e técnicos educacionais das 16 Gerências Regionais de Ensino (GREs), que serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante as oficinas ministradas. O objetivo é aperfeiçoar o que já vendo sendo desenvolvido pelos profissionais nas escolas da Rede Pública Estadual de todo o estado.

Este 2º Módulo trabalhou as seguintes temáticas: Técnicas de EE2; Vivência Biocêntrica 2; Espiritualidade e Saúde; Comunicação Afetiva; Tristeza e Depressão; Vergonha e Culpa; e Emoções na Escola.

“Nesse encontro estamos trabalhando temas para todos os profissionais aprenderem como lidar com as emoções. Aqui nós conseguimos compreender quais os tipos de emoções e quais práticas podem colaborar para um ambiente mais tranquilo e melhor de se trabalhar, fazendo com que esse ambiente seja mais prazeroso para os estudantes no momento da aprendizagem”, ressaltou a coordenadora do Serviço de Saúde Emocional, Neilze Cruz.

A assistente social, que atua na 11ª GRE, no município de Princesa Isabel, Mariane de Melo, ressaltou a importância do Serviço de Saúde Emocional, que está obtendo resultados nas questões de busca ativa e maior participação da família no contexto escolar.

“Este curso nos dá a oportunidade de nos apropriarmos de práticas e técnicas que vêm para auxiliar tanto na promoção como na prevenção das questões emocionais. Além dos estudantes também trabalhamos com os professores e trazemos a família para ficar mais próxima da escola”, disse a assistente social.

O curso de Formação de Multiplicadores foi dividido em três módulos e teve início no mês de maio. O 3º módulo do curso será em julho e terá a participação de representantes de todas as escolas da Rede Pública Estadual do Ensino Médio.

“O terceiro módulo será dividido por gerências regionais, e cada escola vai indicar um profissional para participar. Vamos seguir um cronograma por todo estado que deve ser finalizado no mês de novembro. Ao todo devem participar mais de 400 profissionais”, revelou Neilze Cruz.