Secretaria da Educação da Paraíba realiza treinamento para Manipuladores de Alimentos das escolas da Rede Estadual

publicado: 07/02/2024 13h54, última modificação: 07/02/2024 13h54
91f4e0f5-2ede-40a5-bb6b-610d6c41a3e2.jpeg
1cb98997-2e0a-49bb-a6e9-de7777323d03.jpeg

Todos os setores da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) estão nos preparativos para dar início ao ano letivo de 2024, marcado para a próxima quinta-feira, dia 15 de fevereiro. Por isso, profissionais que trabalham com a merenda escolar também estão passando por uma capacitação. Entre os dias 05 a 09 de fevereiro, em todas as 16 Gerências Regionais de Ensino, acontece o treinamento para Manipuladores de Alimentos, que está sendo ministrado pela equipe de nutricionistas da Gerência Executiva de Assistência Escolar Integrada (GEAESI) da SEE-PB, vinculados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O encontro é direcionado para as merendeiras responsáveis pelas refeições dos estudantes nas 595 escolas da Rede Estadual de Ensino, e o intuito é mostrar a importância do processo de manipulação e da cocção dos alimentos, para oferecer um alimento saudável e com menor desperdícios dos produtos.

Cerca de 1.300 profissionais participam dos encontros onde sendo repassadas orientações técnicas, Boas Práticas de Manipulação, como também o Procedimento Operacional Padrão (POP) nas cozinhas.

“Esse treinamento é de extrema importância, onde fazemos uma reciclagem do nosso Manipulador de Alimentos que está todos os dias na escola preparando a alimentação dos alunos, aperfeiçoando esse profissional tão importante no dia a dia. Queremos reduzirmos o desperdício de alimentos, o controle de pragas urbanas, higienização do ambiente e do manipulador”, ressaltou o nutricionista, Rodolfo Castelo Branco.

Na 5ª Gerência Regional de Ensino, sediada no município de Monteiro, são 26 escolas estaduais, e nelas trabalham 58 merendeiras que passaram pela capacitação.

“Promover formação para manipuladores de alimentos que trabalham nas escolas da rede é crucial para garantir a segurança alimentar e a saúde dos estudantes. Além disso, a capacitação continuada ajuda a manter os padrões de qualidade e promove uma cultura de alimentação saudável, impactando positivamente o desenvolvimento e o bem-estar dos nossos alunos”, frisou o gerente, Ary Prata.

Além do treinamento estão sendo distribuídas Cartilhas POP e Manuais para auxiliar nas diversas ações desses profissionais e torná-las mais efetivas e de qualidade.