Secretaria da Educação da Paraíba realiza o Consolidado do Ciclo Formativo das Escolas Integrais

publicado: 29/11/2023 14h28, última modificação: 29/11/2023 14h28
WhatsApp Image 2023-11-29 at 14.22.47.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-29 at 14.22.47 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-11-29 at 14.22.47 (2).jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Gerência Executiva de Educação das Escolas Cidadãs Integrais, promove até esta quinta-feira (30), o Consolidado do Ciclo Formativo das Escolas Integrais. O intuito do encontro é mostrar os indicadores das escolas integrais da Paraíba, buscando as fragilidades pedagógicas e de gestão que acontecem dentro do ambiente escolar e trabalhar as possíveis soluções para as questões levantadas. Participam do evento 50 professores formadores das 14 Gerências Regionais de Ensino (GREs).

O Ciclo Formativo abrange os aspectos pedagógicos, de gestão, socioemocional e o diálogo com os estudantes. Durante o ano letivo, a cada bimestre, ocorre os encontros dos professores formadores que fazem esse monitoramento dos resultados. Nos meses de setembro e outubro de 2023, os professores formadores realizaram visitas em todas as 303 escolas integrais para coleta dos dados.

“Os problemas são identificados a cada bimestre e trabalhados no bimestre seguinte. Uma escola não funciona sem monitoramento e nós precisamos enquanto secretaria de estado saber como estão os projetos inseridos dentro da educação para melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, frisou a gerente executiva da Educação Integral, Wênia Figueiredo.

Para o professor e consultor pedagógico da Educação Integral, Paulo Lopes, é importante para os professores que estão em sala de aula receberem um feedback dos trabalhos desenvolvidos.

“Estamos analisando os relatórios gerados nas escolas e reunindo essas informações para consolidar os dados que serão apresentados. Esses resultados vão subsidiar a tomada de decisões da Secretaria de Educação e é importante as escolas tenham o conhecimento desses processos que estão sendo desenvolvidos, ampliar as possibilidades de planejamento e execução das atividades”, explicou.

O Consolidado do Ciclo de Formativo das Escolas Integrais iniciou na terça-feira (28) e a apresentação final dos indicativos ocorrerá nesta quinta-feira (30).