Secretaria da Educação da Paraíba participa da 2ª Semana Nacional de Administração Orçamentária e Financeira, em Brasília

publicado: 23/11/2023 10h05, última modificação: 23/11/2023 10h05
WhatsApp Image 2023-11-22 at 10.22.34.jpeg

A secretária executiva de Administração de Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto, e a equipe da Gerência de Planejamento, Orçamento e Finanças (GPOF), da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), estão participando da 2ª Semana Nacional de Administração Orçamentária e Financeira. O evento organizado pela Escola de Administração e Treinamento (Esafi), iniciou na terça-feira (21) e segue até esta quinta-feira (23), em Brasília (DF).

O encontro tem o intuito de atualizar, aperfeiçoar, capacitar e gerar conhecimento acerca da administração financeira, trazendo aos servidores da Secretaria de Educação, ferramentas relativas ao planejamento e orçamento da gestão de recursos públicos e com a governança. A capacitação tem o objetivo também de tornar mais racionais os gastos governamentais e fortalecer a integração entre os Órgãos Públicos, de forma a aproximar os governos Federal, Estadual e Municipal.

A secretária, Pollyanna Loreto, frisou a importância de capacitar as equipes dos setores de administração, orçamento e finanças da SEE. “Temos que investir na qualificação das equipes e fomentar o intraempreendedorismo institucional gerando engajamento e desenvolvendo competências que irão gerar impacto na gestão por resultados,” disse.

Entre os temas ministrados durante o evento estão: ‘O Modelo Orçamentário Brasileiro como instrumento de execução das políticas públicas’; ‘Limites jurídicos para geração de despesa pública’; ‘A Execução Orçamentária e Financeira e o seu impacto contábil de forma integrada’; ‘Execução da Despesa Orçamentária, Restos a Pagar e Despesas de Exercícios anteriores’; ‘As repercussões da LRF na Gestão Pública e os desafios diante dos contingenciamentos e remanejamentos orçamentários’; ‘A operacionalização das Emendas Parlamentares, o Orçamento Impositivo e a prestação de Contas dos Convênios’; ‘Execução da Receita Orçamentária e Guia de Recolhimento da União (GRU)’ e a ‘Execução da Despesa Orçamentária’.

A programação conta ainda com palestras e no encerramento terá entrega de certificados aos participantes.