Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

publicado: 23/07/2024 14h38, última modificação: 29/07/2024 14h25
Fotos: Delmer Rodrigues
Fotos: Delmer Rodrigues
WhatsApp Image 2024-07-23 at 14.30.17 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-07-23 at 14.30.17.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) oferta matrículas em 10 escolas da Rede Pública Estadual, a modalidade EJA Semipresencial, que acontece por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São oferecidas opções para estudantes a partir de 16 anos completos, para cursar anos finais do Ensino Fundamental, e o Ensino Médio para estudantes a partir de 18 anos completos. As matrículas podem ser realizadas a qualquer momento do ano letivo, e assim, atender a flexibilidade de tempo do estudante.

A EJA Semipresencial é uma alternativa para aqueles estudantes impossibilitados de frequentar aulas exclusivamente presenciais, e que necessitam de oportunidades educacionais de aprendizagem com disponibilidade de tempo. Além de respeitar a condição do estudante trabalhador ou outra condição que limite sua mobilidade para estar presente todos os dias na escola.

"Sabemos que muitos jovens e adultos enfrentam desafios diários que os impedem de frequentar a escola regularmente. Seja pela necessidade de trabalhar para sustentar suas famílias, cuidar dos filhos ou até mesmo por questões de saúde, o tempo e a flexibilidade são, muitas vezes, barreiras difíceis de superar. A EJA semipresencial se destaca como uma alternativa valiosa, este formato permite que os estudantes tenham acesso ao ensino de qualidade sem comprometer suas outras responsabilidades. Eles podem estudar no seu próprio ritmo, em horários que melhor se encaixem em suas rotinas. A importância da EJA semipresencial vai além da flexibilidade, ela proporciona a inclusão social e educacional, resgatando a autoestima e a dignidade daqueles que, muitas vezes, se sentem excluídos do sistema educacional tradicional," comentou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Em João Pessoa, a EJA Semipresencial está disponível na EEEFM Antônia Rangel de Farias, na EEEFM e EJA Professor Geraldo Lafayete, e na EEEM Débora Duarte. Essa opção para concluir os estudos também está disponível na cidade de Mari, na EEEFM Augusto dos Anjos; em Campina Grande, na ENE Padre Emídio Viana; em Patos, na ECI Monsenhor Manoel Vieira; em Catolé do Rocha, na EEEFM Sergina Laura Dantas; em Cajazeiras, na EEEFM Manoel Mangueira; em Sousa, na EEEF André Gadelha; e em Pombal, na EEEF Oito de Julho.

O atendimento aos estudantes ocorre por meio de plantões pedagógicos, podendo ser no período diurno e/ou noturno. O estudante recebe atendimentos individuais ou em pequenos grupos, nos quais são desenvolvidas atividades e metodologias com características específicas, devidamente planejadas pelo professor. A frequência é flexível, não havendo reprovação por faltas. Cada estudante terá sua matrícula ativa na escola por seis meses e, caso não compareça nesse período, a matrícula será desativada. Para retornar aos estudos deverá realizar uma nova matrícula.

Para o cumprimento do currículo é preciso que o estudante cumpra uma carga horária de 35% de forma presencial na escola e 65% em atividades não presenciais, em ambientes externos e virtuais de forma sequencial, que são contabilizadas para cumprir a carga horária de 40h por cada componente curricular, para fins de certificação.

Para fins de aprovação na EJA Semipresencial, a avaliação é realizada de forma presencial, quando o aluno estiver apto a submeter-se às avaliações dos conteúdos programáticos, compostas de atividades somativas e uma prova, para fins de conclusão do componente curricular.