Representantes da Educação da Paraíba participam de Workshop sobre aplicação de avaliações

publicado: 17/06/2024 16h31, última modificação: 17/06/2024 16h31
WhatsApp Image 2024-06-17 at 11.09.13 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-06-17 at 11.09.13.jpeg

A Secretaria de Estado da Educação por meio da Gerência Executiva de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão para Resultados de Aprendizagem, esteve de 13 a 15 de junho, participando do Workshop sobre Protocolos de Organização, Aplicação e Monitoramento das Avaliações em Larga Escala Estaduais, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A Paraíba é um dos seis estados brasileiros convidados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade (CAEd) para o workshop, que teve como objetivo tornar as avaliações estaduais mais seguras, eficientes e alinhadas entre si, tomando por base o que há de mais moderno em tecnologias educacionais.

"Recebemos o convite com muita alegria, pois tivemos a maior avaliação da Paraíba em 2023, batendo recorde engajamento dos estudantes da rede estadual e municipal, tendo o maior percentual de participação da história. Estamos construindo um Siave cada vez mais sólido e eficiente, pronto para fornecer dados de aprendizagem para o planejamento escolar, para os Prêmios e para o ICMS-Educação", detalhou o gerente executivo, Herbert Gomes.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Siave) foi instituído pelo Decreto 44.054/2023, ele avalia a Fluência Leitora dos estudantes do 2° Ano do Ensino Fundamental e Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Rede Estadual e todas as 223 redes municipais são partícipes do SIAVE, que em 2023 avaliou mais de 200 mil estudantes de 1759 escolas públicas paraibanas.