Prova para Seleção de Gestores Escolares acontece neste domingo (16) na Paraíba; confira locais

publicado: 12/06/2024 12h31, última modificação: 12/06/2024 12h31

A prova objetiva do Processo Seletivo para Gestores Escolares da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) acontece neste domingo (16). Os candidatos inscritos podem consultar seus locais de prova no site da Comissão Permanente de Concursos (CPCon) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), utilizando o link cpcon.uepb.edu.br/consultarlocaldeprova. A prova visa selecionar diretores escolares e coordenadores pedagógicos para a rede pública estadual, com o objetivo de fortalecer a gestão educacional em todo o estado.

A prova objetiva é uma das etapas do processo seletivo que inclui ainda uma análise de currículo, considerando títulos, experiência profissional e participação em cursos de curta duração. A seleção é conduzida pela UEPB através da CPCon, e busca promover uma administração mais eficiente nas escolas, alinhada com as necessidades educacionais da Paraíba. A aplicação das provas ocorrerá nas cidades sede de cada Gerência Regional de Educação (GRE), como João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, entre outras.

Os locais exatos das provas podem ser consultados no site da CPCon. Para isso, os candidatos deverão acessar o link específico fornecido pela comissão e inserir seu CPF para obter as informações previstas sobre a localização das escolas onde serão realizadas as provas.

A divulgação do edital de seleção, ocorrida em abril, destacou a importância desse processo para a melhoria da qualidade da educação oferecida aos estudantes paraibanos. A expectativa é que os novos gestores contribuam significativamente para o fortalecimento das escolas da rede pública.

O período de inscrição foi encerrado no dia 21 de abril, e desde então, os candidatos vêm se preparando para a prova objetiva, que é uma etapa muito importante do processo seletivo. A análise de currículo será realizada posteriormente, levando em consideração a formação acadêmica e a experiência dos candidatos, selecionando os profissionais mais preparados para os cargos de gestão nas escolas estaduais.

Além das provas objetivas e da análise de currículo, o processo seletivo também prevê uma fase de capacitação para os candidatos aprovados, que incluirá treinamentos e workshops voltados para a gestão escolar. Esses treinamentos são fundamentais para garantir que os novos gestores estejam bem preparados para enfrentar os desafios do dia a dia nas escolas, promovendo uma educação de qualidade e um ambiente escolar mais eficiente e organizado.

Os candidatos deverão ficar atentos às instruções fornecidas no site da CPCon e comparecer aos locais de prova com antecedência. É importante levar documento de identificação com foto, comprovante de inscrição, caneta esferográfica e outros materiais necessários para a realização da prova. A CPCon disponibiliza todos os detalhes e orientações no site oficial, cpcon.uepb.edu.br/gestor_escolar_2024.