Projeto 'Porto que Educa' realiza cerimônia simbólica para entrega certificados dos alunos concluintes

publicado: 19/12/2023 18h37, última modificação: 20/12/2023 11h54
19_12_2023 formação dos alunos da porto que educa fotos Rizemberg (83).jpg
19_12_2023 formação dos alunos da porto que educa fotos Rizemberg (86).jpg
19_12_2023 formação dos alunos da porto que educa fotos Rizemberg (14).jpg
19_12_2023 formação dos alunos da porto que educa fotos Rizemberg (37).jpg

Maria de Lourdes de Farias, de 53 anos, moradora de Cabedelo, é uma das cerca de 40 pessoas que participaram de uma formatura simbólica do projeto Porto que Educa que aconteceu nesta terça-feira (19), na sede da Companhia Docas da Paraíba. Maria se formou no curso de Assistente Administrativo e conta que o certificado vai abrir as portas para o mercado de trabalho e também para o seu sonho de abrir uma padaria. Além de Maria, a cerimônia contou com a presença do presidente da Companhia Docas, Ricardo Barbosa, da coordenadora geral do ParaíbaTEC, Adriana Cardoso, representando a Secretaria de Estado da Educação, de Sayuri Tanaka, representante da coordenação pedagógica do programa, além de diversos professores que compõem a iniciativa.

“Eu agradeço ao Porto que Educa por ter aberto essa porta de emprego que eu estava realmente precisando. Meu sonho é abrir uma padaria para mim e isso já vai me ajudar muito no setor administrativo. Eu tenho muita esperança que esse projeto cresça e que continue, porque há muitas pessoas precisando fazer cursos e não têm condições de pagar”, diz dona Maria de Lourdes, que já pensa em se inscrever para novas oportunidades através do programa.

O ‘Porto que Educa’ foi lançado no mês de setembro deste ano e é uma ação do Governo da Paraíba no Porto de Cabedelo que integra o programa ‘Porto Cidade’, com foco no desenvolvimento em várias áreas, como saúde, cultura e sustentabilidade. Além do ‘Porto que Educa’, o programa engloba iniciativas como o ‘Porto que Cuida’, que disponibiliza consultas médicas e exames, e o ‘Porto que Toca’, que oferece aulas de instrumentos musicais e outras atividades para a comunidade. As formações têm como objetivo atender às demandas do setor portuário, comércio, turismo e pesca, capacitando trabalhadores e moradores de Cabedelo e da Região Metropolitana de João Pessoa.

Nesta terça-feira foram entregues os certificados simbólicos para os alunos concluintes dos cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Fiscalização Ambiental e Espanhol Básico, que acontecem em parceria com a Secretaria, e demais cursos do Porto. A conclusão oficial dos cursos com a entrega dos certificados online acontece na próxima semana, em dias diferentes para cada turma. A implementação e organização das aulas do Porto que Educa foram realizadas em colaboração com o ParaíbaTEC, programa do Governo do Estado, sob coordenação da SEE-PB, voltado para a expansão da educação profissional e tecnológica em toda a Paraíba.

De acordo com a coordenadora geral do ParaíbaTEC, Adriana Cardoso, as primeiras turmas do projeto foram um sucesso e a expectativa é de haja sim a abertura de novos cursos no próximo ano. “Enfrentamos dificuldades, planejamos, lutamos e batalhamos até chegarmos ao primeiro dia de aula. Todos aqui são grandes vitoriosos. Estou aqui não apenas como representante da Secretaria de Estado da Educação, mas para reafirmar nosso compromisso em manter essa parceria. Em breve, estaremos planejando novas turmas, tanto para aqueles que estão concluindo agora quanto para novos alunos”, adiantou Adriana.

A professora Ernanda Vasconcelos foi escolhida durante a solenidade como paraninfa das turmas do projeto. Durante seu discurso, a educadora reforçou o empenho de cada aluno presente para ir às aulas, aprender e pensar no futuro. “Cada um aqui viveu uma história, e essa história merece ser celebrada, comemorada e compartilhada. Aconselho vocês a seguirem na vida profissional com amor, ética e ação. Amor pelo o que faz, ética para agir todos os dias e ação, atitude, para buscar seus objetivos. Que este seja o início de uma trajetória profissional de muito sucesso. Cada um de nós estará aqui torcendo por vocês”, afirmou sob aplausos dos alunos.

Representando todos os alunos, Nayara Araújo, de 19 anos, do curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental, também discursou agradecendo a todos os professores e gestores e ressaltando que o projeto abriu portas e construiu pontes para um futuro promissor em cada um que esteve ali. “Nossa profunda gratidão às autoridades, instituições educacionais, profissionais e todos os colaboradores que tornaram esse projeto uma realidade transformadora. Certeza que esse programa mudou não só a minha vida, mas a de todos que aqui estão, por isso estamos gratos”.

Após os discursos, o evento de conclusão contou com a entrega dos certificados e homenagens dos alunos para os professores. Os cursos ofertados pelo Porto que Educa combinaram teoria e prática, com a utilização de recursos didáticos modernos, como vídeos, estudos de caso, simulações e visitas técnicas. Os estudantes contaram ainda com a orientação de profissionais experientes em suas respectivas áreas, garantindo uma formação completa. “Sucesso para todos e que a gente possa ter contribuído para alimentar os horizontes de vocês”, finalizou o presidente da Companhia Docas, Ricardo Barbosa.