Notícias

Projeto de IA na Educação é exposto por estudantes da ECI Antônio Francisco Gomes durante 30ª Feira Ciência Jovem, em Recife

publicado: 03/12/2024 11h41, última modificação: 03/12/2024 11h41
WhatsApp Image 2024-12-03 at 11.39.22.jpeg

Estudantes da ECI Antônio Francisco Gomes da cidade de Santa Cecília, no Agreste paraibano, participam da 30ª edição da Feira Ciência Jovem, que acontece de 02 a 04 de dezembro, no Museu Cais do Sertão, em Recife. O projeto intitulado "Inteligência Artificial na Educação: Inovação e Impacto Transformador", foi desenvolvido pelos estudantes César Gomes da Silva da 1ª série, e Gabriel Rodrigues da Silva da 3ª série do Ensino Médio, com orientação do professor de Língua Portuguesa, Adriel Santos.

A iniciativa foi selecionada na categoria de Desenvolvimento Tecnológico e tem o objetivo de mostrar a utilização da IA para personalizar o ensino, otimizar recursos educacionais e promover a criatividade em sala de aula, além de abordar questões éticas como privacidade e equidade. Durante o desenvolvimento do projeto foram utilizadas ferramentas como o ChatGPT, Gama e o Gemini do Google para estruturar ideias e criar materiais de forma prática e inovadora.

De acordo com o professor Adriel Santos, as tecnologias permitiram ir além do básico e a inteligência artificial não é apenas uma tendência, mas uma realidade que pode ser usada para o bem da educação.

“Ver nossos estudantes participando de um evento tão grandioso e internacional é emocionante. Eles se dedicaram muito para entender e aplicar a inteligência artificial de forma prática e reflexiva, criando uma iniciativa que não só resolve problemas educacionais, mas também provoca reflexões importantes. Estar aqui é a realização de um sonho coletivo, um exemplo de como a educação transforma vidas e expande fronteiras”, destacou.

Para o estudante César Gomes da Silva, estar na Feira Ciência Jovem é uma oportunidade para apresentar as ideias desenvolvidas. “Ver nosso projeto ser reconhecido e apresentado ao lado de tantas ideias incríveis me dá uma alegria imensa. Sinto que todo esforço valeu a pena. Cada conversa, cada troca de experiências nos faz crescer como estudantes e como pessoas. Estou muito emocionado e grato por representar nossa escola”, comentou o estudante.

O aluno da 3ª série, Gabriel Rodrigues destacou a importância de apresentar o projeto para pessoas de diferentes lugares, culturas e conhecimentos. “Esse evento não é apenas uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, mas de aprender, crescer e sonhar ainda mais alto. É um momento que levarei comigo para sempre, pois me mostra que com dedicação podemos ir além de qualquer barreira”, afirmou.

A expectativa dos estudantes e do professor é a divulgação dos melhores projetos selecionados de cada categoria, durante o encerramento do evento, os quais receberam certificados e credenciais para outras feiras na América Latina.

O Ciência Jovem é promovido pelo Museu Espaço Ciência, equipamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE) e reuni estudantes e educadores desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, além de professores universitários.