Notícias
Projeto de filtro purificador de água da chuva de estudantes da ECIT de Lagoa Seca é primeiro lugar no 12º Talento Científico Jovem
Estudantes dos cursos técnicos do 1º ano do Ensino Médio da ECIT Francisca Martiniano da Rocha, localizada em Lagoa Seca, 3ª GRE, ficaram em primeiro lugar na 12ª edição do Talento Científico Jovem, promovido pela UFPB em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa, o CNPq. A iniciativa visa desenvolver um filtro que irá purificar a água coletada da chuva por moradores da área rural do município.
Luiz Henrique Jacinto da Silva, um dos estudantes que participaram do projeto, explica que a equipe optou por desenvolver o filtro porque em Lagoa Seca, nas zonas naturais não tinham água tratada. “Percebemos que esse mau tratamento de água estava não só ocasionando acúmulos de doenças como também a água é um bem natural, ou seja, as pessoas necessitam”, relata o estudante.
O Talento Científico Jovem seleciona e apresenta projetos de base tecnológica, de inovação, associados à Biologia, Ciências Exatas, Natureza e Saúde e Engenharias. Podem participar escolas do Estado da Paraíba e também dos estados vizinhos, e envolve a participação de instituições públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico.
A solenidade de anúncio das iniciativas vencedoras aconteceu na última sexta-feira, dia 1º de dezembro, na UFPB. “A partir daqui os melhores projetos são encaminhados para a Feira Nacional de Ciências e Engenharia, a Febrace, promovida pela USP e pelo CNPq”, conta o professor Damião Raniere de Queiroz, um dos coordenadores do projeto vencedor.
Sobre a Frebace, o estudante Luiz Henrique está com boas expectativas. “Tenho confiança na minha equipe e ainda vamos trabalhar no filtro para torna-lo melhor e mais acessível”, finaliza.