Notícias

Projeto de composteira tecnológica da ECIT de Cuité vai representar a Paraíba na Etapa Nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

publicado: 24/10/2024 12h37, última modificação: 24/10/2024 12h37
WhatsApp Image 2024-10-24 at 09.22.59.jpeg

A equipe GaiaComp da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) José Itamar da Rocha Cândido, do município de Cuité, vai representar a Paraíba na Etapa Nacional da 2ª edição do Desafio Liga Jovem do Sebrae. O grupo vai disputar com outras três equipes do Nordeste, dos estados de Pernambuco, Ceará e Alagoas, além das equipes das regiões do Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O evento será em São Paulo de 25 a 29 de novembro deste ano.

O projeto trata-se de uma composteira tecnológica, na qual são utilizados sensores avançados que vão monitorar temperatura e umidade do material orgânico em decomposição. O objetivo do GaiaComp é a utilização de tecnologias inteligentes para promover a sustentabilidade e uma gestão mais eficaz dos resíduos orgânicos, incentivando práticas ambientalmente responsáveis. Os estudantes Agnes Louise da Silva, Giovanni Silva Souto, Rone Raiz Araújo e Wildson Santos Soares são coordenados pelo professor João Paulo Silva e vão disputar na categoria Ensino Profissional.

“Estamos desenvolvendo também um aplicativo interligado a estes sensores, que permite um acompanhamento em tempo real dos dados coletados. Através do aplicativo, os usuários poderão receber notificações e recomendações sobre a gestão da composteira, garantindo assim um processo de compostagem mais eficiente e controlado”, explicou o professor que coordena o grupo.

A equipe GaiaComp participou de quatro fases: Esquenta nas redes, Virada Empreendedora, Estadual e Regional. A última fase será a nacional e os estudantes vão concorrer às seguintes premiações: 1º lugar ganhará uma Missão Internacional de até 10 dias, para destino ainda a ser definido; para o 2º lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch; já para o 3º lugar, a premiação para participante da equipe e seu professor orientador será um tablet.

“O sentimento é de grande gratidão, entusiasmo e orgulho. A equipe tem se mostrado extremamente dedicada e ao longo de todo o processo, foram mais de seis meses de dedicação ao projeto. Chegar à etapa final é um reconhecimento do esforço e do potencial que nossos estudantes têm para desenvolver soluções que impactam positivamente a nossa comunidade”, comemorou o professor.

Com essa classificação, cada componente da equipe ganhou um smartphone e uma viagem paga para São Paulo, onde disputarão a etapa Nacional.