Notícias
Projeto ‘Clave’ com aulas de música é implantado em escolas da Rede Estadual da Paraíba, em Guarabira
Com o objetivo de combater a evasão escolar e auxiliar o desempenho dos alunos, a 2ª Gerência Regional da Ensino (GRE), com sede em Guarabira, implantou no mês de junho deste ano, o Projeto Clave. São aulas de música para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, das escolas públicas estaduais da localidade.
Já se inscreveram no projeto mais de 60 estudantes com idade entre 12 e 17 anos, das EEEF Antenor Navarro e a EEEFM Edgardo Júlio, da cidade de Guarabira.
As aulas serão de violão, teclado, e instrumentos de sopro como trompete, trombone, euphonium e a tuba. “Tivemos a aula inaugural e foi maravilhoso. Apesar de ter vários instrumentos, me encantei com o trompete e quero que as aulas comecem logo para aprender mais sobre o vasto mundo que é a música”, comentou, a estudante da 1ª série do Ensino Médio, Camilly Afonso da Silva, de 16 anos.
O projeto também vai atender estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ao todo 20 estudantes do AEE estão inscritos, entre eles autistas, surdos, cegos, com transtornos de aprendizagem, como TDAH, e Síndrome de Down, com idades entre 06 e 44 anos. As aulas são para auxiliar e estimular no convívio social, como também na melhoria da fala, respiração, desenvolvimento cognitivo e a também a autoestima.
De acordo com Vinicius Morais, um dos professores que está à frente do projeto, as aulas serão no contraturno das disciplinas escolares e também será acompanhado o rendimento pedagógico de cada aluno participante do Clave. “Vamos abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através da música, bem como promover experiências de aprendizagem e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos”, explicou.
A aula inaugural do projeto Clave foi neste mês de junho. Já os encontros semanais ocorrerão a partir do segundo semestre do ano letivo, e conta com a participação de quatro professores da Rede Estadual de Ensino, Vinícius Andrade de Morais, Anderson Basílio Alves, Alex Dias Morais e Daniel Robson dos Santos.