Notícias
Programa Primeira Chance é destaque na revista Valor Econômico com oportunidades para estudantes da Rede Estadual de Ensino
O Programa Primeira Chance recebeu destaque na edição dessa quinta-feira (27) da revista Valor Econômico. Na oportunidade, a reportagem destacou a atuação do programa com estágios remunerados no setor privado e 80% das vagas reservadas a alunos de escolas cidadãs integrais técnicas. O texto também lembra que dos 560 alunos de cursos técnicos que participaram do programa em 394 empresas, 36% foram efetivados, com carteira de trabalho assinada.
Rayssa Alencar, coordenadora do programa, lembrou da importância de facilitar o acesso dos estudantes e egressos da Rede Estadual ao mercado de trabalho e também das parcerias com o setor privado. “Para os jovens, é uma oportunidade de aprendizado e inserção no mercado de trabalho. Para as empresas, é uma maneira de formar mão de obra qualificada a baixo custo”, comentou.
Para este ano, a meta é aumentar o número de oportunidades para 860 estagiários. Cada aluno ou egresso recebe uma bolsa-auxílio no valor de R$ 500 do Governo do Estado da Paraíba, mais vale-transporte e plano de saúde pagos pelas empresas. No programa, segundo Alencar, a área de informática é responsável por grande parte da demanda.
Primeira Chance - Criado no dia 15 de abril de 2019, o Programa Estadual Primeira Chance visa o incentivo à primeira formação profissional de estudantes e egressos da Rede Estadual. O programa também faz articulações entre a formação acadêmica e formação profissional para estimular a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, considerando a teoria e prática no processo formativo educacional e profissional.