Professores de Português e Matemática participam da formação Avança PB + Aprendizagem em João Pessoa

publicado: 13/09/2024 15h02, última modificação: 13/09/2024 15h02
capaaa.jpg

Foto: Rizemberg

Diversos professores de Português e Matemática da 1ª, 2ª, 12ª, 14ª e 16ª Gerências Regionais de Educação lotaram o auditório do Centro de Formação de Professores, em João Pessoa, para mais uma formação do Avança PB + Aprendizagem. O objetivo da capacitação é fortalecer a aprendizagem e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores em sala de aula. A formação começou a ser oferecida no início da semana, nas cidade de Sousa e Patos; na quinta-feira (12), a capacitação aconteceu em Campina Grande; e nesta sexta-feira (13) foi a vez de João Pessoa sediar o evento, que foi destinado a professores de Português e Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

Tatiany Andrade, gerente executiva da Gerência de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais de Educação da SEE-PB, responsável pela formação, explicou sobre como a capacitação deve contribuir para os resultados das provas do Sistema de Avaliação Somativa (Siave), que acontecerá no mês de outubro deste ano.

“A Secretaria de Educação vem desenvolvendo uma série de ações com foco na melhoria da aprendizagem, como esta formação, que está percorrendo todo o Estado com o foco nesta melhoria. É um momento muito importante para nossa Rede Estadual porque estamos trazendo os professores presencialmente para uma formação, algo que era muito solicitado por eles. Ao longo do dia vamos discutir três esferas: a humana, a metodológica e a de conteúdo. A formação vai abordar desde questões socioemocionais até a preparação dos professores para o Siave , explicou a gerente.”

A professora de Português Erika Kianda, da Escola Cidadã Integral Técnica José Guedes, em Cabedelo, comentou sobre a importância da formação. “Acho muito necessário que haja esse alinhamento. Estamos no topo das notas do Ideb e para melhorar ainda mais estes índices é importante esse alinhamento com todos os professores. Estamos na ponta trabalhando de forma igual e fazendo com que haja este nivelamento entre os alunos”, concluiu a professora.

Com foco na recomposição das aprendizagens, as formações também têm como meta promover a troca de experiências entre os docentes, criando um espaço propício para o compartilhamento de boas práticas e metodologias. Ao longo dos quatro dias de evento, os professores terão a oportunidade de discutir os desafios enfrentados em sala de aula e explorar soluções colaborativas para superá-los.