Notícias

Professor de Química representa a Rede Pública Estadual da Paraíba durante formação na Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron, em Campinas (SP)

publicado: 23/07/2024 16h41, última modificação: 23/07/2024 16h41
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-07-23 at 12.29.01.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-23 at 12.31.38.jpeg
WhatsApp Image 2024-07-23 at 14.21.16.jpeg

O professor de Química, Alef Santos, da Escola Cidadã Integral (ECI) Serveliano de Farias Castro, do município de Caraúbas, no Cariri paraibano, está representando a Rede Pública Estadual Paraíba, em curso de formação na Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS), em Campinas (SP). Além da parte teórica e prática, o educador junto a outros professores de todo país, visitou os laboratórios nacionais de biociências, nanotecnologia e biorrenováveis.

Durante a primeira semana, que iniciou no dia 15 de julho, foi concentrada na formação teórica com apresentada a história do acelerador de partículas, o Sirius, os primeiros passos para a chegada da estrutura que é a única da América Latina. O funcionamento da estrutura, as pesquisas realizadas, a estrutura da matéria e seu comportamento com a radiação síncontron, juntamente com algumas técnicas de pesquisa foram outros pontos discutidos na formação.

Durante toda esta semana, até sexta-feira (26), serão realizadas aulas práticas tipo uns tutoriais para que os professores obtenham a noção do funcionamento da linha de luz, detecção, análises e aplicações.

De acordo com o professor, no Grupo de Proteção Radiológica (RAD), por exemplo, foram discutidos os aspectos da detecção da emissão de radiação e radioatividade de diversos átomos, além das ações de proteção. “Este conhecimento é amplamente aplicado no ensino médio, sendo que esses conceitos são introduzidos na segunda série, conforme orienta a base curricular. Além disso, é possível abordar mitos, fake news e a significação desse conhecimento”, explicou o Alef.

Para o educador sua participação possibilita levar informações e conhecimento sobre o acelerador de partículas Sirius e sobre a Escola Ricardo Rodrigues para os estudantes.

“Antes de vir para a formação conduzi uma pesquisa para verificar o conhecimento dos estudantes sobre aceleradores de partículas, e a maioria associou isso a séries, filmes e animações como a do herói Flash. Na mesma pesquisa, questionei sobre o Sirius, e a resposta unânime foi que não o conheciam. Com essas informações pretendo retornar e discutir esses aspectos com os estudantes, visando incentivar o surgimento de novos cientistas", pontuou.

A Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) e o acelerador de partículas Sirius fazem parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).