Notícias

Premiação do Desafio Nota 1000 chega a Patos e premia estudantes de cinco GREs; solenidade marca encerramento de agenda

publicado: 26/09/2024 08h48, última modificação: 26/09/2024 08h48
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
DSC_0233 (1).jpg
DSC_0182.jpg
DSC_0191.jpg
DSC_0203.jpg

A sequência de premiações do Desafio Nota 1000 foi finalizada na manhã desta quarta-feira (25), na cidade de Patos, onde foram entregues os prêmios aos 10 estudantes destaques do concurso das 6ª, 7ª 8ª, 11ª e 13ª Gerências Regionais de Educação (GREs). A premiação faz parte da edição do concurso de redação que é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), voltado para estudantes da rede estadual. Os estudantes receberam na cerimônia notebooks, pelas melhores redações que abordaram o tema "A Cultura de Paz no Trânsito: Desafios e Possibilidades da Mobilidade Urbana no Brasil".

O Secretário Executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson de Amorim, que participou do evento, destacou a oportunidade que o governo do estado proporciona para os jovens que gostam de escrever se dediquem à atividade e sejam reconhecidos. “Eu gostaria muito de participar de uma premiação dessas no meu período de estudante. O governador João Azevêdo está proporcionando essa oportunidade de vocês se dedicarem à uma atividade de pesquisa, escrita, e ainda ganharem um notebook”, comentou o secretário.

Genilúcia Medeiros, gerente da 6ª GRE, sediada em Patos, onde foi realizado o evento de premiação, parabenizou a todos os envolvidos no programa e destacou a importância de conscientizar os jovens paraibanos sobre a cultura de paz no trânsito. Além de Genilúcia também estavam presentes gerentes Maria do Carmo (7ª GRE - Itaporanga), Nayara Montenegro (8ª GRE - Catolé do Rocha), Vanilda Laureano (11ª GRE - Princesa Isabel) e Jorge Miguel (13ª GRE - Pombal).

O professor José Carlos Ribeiro, coordenador do programa Desafio Nota 1000, lembrou que em 2020, durante a pandemia, o governador João Azevêdo tomou a iniciativa de criar o Desafio. “E ele foi além disso, pois o governador fazia questão de receber as redações desses estudantes que participavam do programa, fazia questão de divulgar as notas e de dar visibilidade a quem de fato precisa ser mais estimulado, que são os nossos estudantes”, lembrou o coordenador.

Estella Santana Paulino, estudante da ECIT Nobel Vita, localizada na cidade de Coremas, atingiu a nota 1000 no Desafio. Ela conta que se preparou pesquisando em vários sites na internet, trabalhou com os textos motivadores no período que antecedeu o Desafio. “Pesquisei quais as alternativas, os mecanismos, os meios para se combater a violência no trânsito”, explica a estudante.

Durante a solenidade foram contemplados os estudantes de acordo com suas gerências. O 1º lugar da 6ª GRE foi para Rutty Sobral, da EEEFM Felix Daltro, de Taperoá, já o 2º lugar da 6ª GRE, ficou com Adriano Santos, da ECI Prof. Odilon de Figueiredo, de Várzea. O 1º lugar da 7ª GRE foi para André Buriti, da ECIT Nobel Vita, de Coremas, enquanto o 2º lugar foi para Estella Paulino, da mesma escola. Da 8ª GRE foram premiados Maria Andrielly Silva e Jamilly Maia, ambas da ECIT São Bento, ficando com os 1º e 2º lugares, respectivamente. Já da 11ª GRE os premiados foram os estudantes da ECI José Nominando, de Água Branca, Walisson Santos levou o 1º lugar, e Eunice Almeida, o 2º. Encerrando a lista de destaque estão os estudantes da 13ª GRE onde o 1º lugar foi para Jiovanna Araújo, da ECI Maria Soledade Assis Freitas, de Cajazeirinhas, e o 2º lugar para Maria Eduarda Silva, da ECI Monsenhor Vicente Freitas, de Pombal.

Esta premiação do Desafio Nota 1000 em parceria com o Detran-PB teve início na última quarta-feira, dia 18, com solenidade na capital paraibana. Desde então as equipes estiveram nas cidades de Guarabira, Cajazeiras, encerrando a sequência de premiações na cidade de Patos.