Porto que Educa: estudantes iniciam aulas dos cursos de especialização ofertados pelo ParaíbaTEC

publicado: 06/03/2024 16h54, última modificação: 06/03/2024 16h54
capa.jpg

Cerca de 100 estudantes começaram as aulas dos cursos de especialização oferecidos pelo ParaíbaTEC, em parceria com a Companhia Docas, nesta quarta-feira (6), por meio do projeto Porto que Educa, na cidade de Cabedelo. Neste primeiro semestre estão sendo oferecidos três cursos (Fiscalização Ambiental, Espanhol Básico e Assistente Administrativo), em quatro turmas. Os cursos têm duração de 160 horas.

O coordenador adjunto do ParaíbaTEC, Rinaldo Filho, explicou sobre como funciona a parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Companhia Docas. “Esta parceria é feita em regime de colaboração. O Porto oferece a estrutura física, com salas de aula, laboratórios e supervisores; e o ParaíbaTEC, por meio de edital, oferece bolsas de formação aos professores. Hoje trabalhamos com estes quatro cursos. No segundo semestre de 2023 tivemos formação com 100 estudantes, e agora, neste primeiro semestre, mais 100 estudantes estão se qualificando”, comentou.

Uma das estudantes que está participando do curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental é Simone Aline. Para ela, o curso servirá como porta de entrada para o futuro profissional. “Fiquei sabendo do curso pelo projeto Porto Cidade e não perdi tempo. Quero me especializar um pouco mais na minha área e somar ao meu currículo. Assim que eu receber o certificado, já quero participar de outros cursos também”, disse.

O professor de Espanho Básico, Danilo Guimarães, também comentou sobre o perfil dos estudantes. “Este curso é voltado principalmente para a comunicação. Em uma cidade portuária como Cabedelo, é imprescindível que as pessoas dominem uma segunda língua. Nosso objetivo é dar estas noções básicas. Na priemira turma tivemos estudantes um pouco mais velhos, já formados; e nesta segunda turma, os estudantes estão no Ensino Médio, então as pessoas estão entendendo que o Porto que Educa é benéfico para todas as famílias”, comentou.

Vanda Lucena, uma das supervisoras do Porto Cidade, também lembrou da importância da parceria entre SEE-PB e Companhia Docas. “Esta parceria traz muitos benefícios para a população de Cabedelo. O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, então é importante que as pessoas se qualifiquem cada vez mais”, concluiu.

ParaíbaTEC – Programa colaborativo com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o ParaíbaTEC visa ampliar a oferta de educação profissional e tecnológica na rede de ensino estadual, estabelecendo uma ponte entre as escolas públicas e a comunidade, o programa incentiva o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar, promovendo a elevação da escolaridade e aprimoramento da qualidade do ensino profissional.