Porto que Educa certifica mais 150 alunos em Cabedelo

leandro_portoeduca-4636.jpg
leandro_portoeduca-4554.jpg
leandro_portoeduca-4627.jpg

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (19), no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo, a solenidade de encerramento do semestre 2024.1 do Porto que Educa, pilar de educação do programa Porto Cidade, que tem parceira com o governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação.

Ao todo foram certificados 150 alunos dos cursos oferecidos pelo Porto que Educa, por meio do ParaibaTEC. A cerimônia marcou o encerramento dos cursos de Inglês, Espanhol, Logística Portuária, Assistente Administrativo e Auxiliar de Fiscalização Ambiental, que são oferecidos a jovens a partir de 14 anos da cidade de Cabedelo.

O Secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, destacou em sua fala a importância desses cursos para a formação dos cidadãos da cidade e para a capacitação profissional de cada um deles. “Projetos e cursos como esses são o que fazem a diferença para o ingresso no mercado de trabalho, principalmente estes que valorizam e se integram com a comunidade local e seus meios de desenvolvimento”, reforçou o secretário.

Para Ricardo Barbosa, presidente da Companhia Docas da Paraíba, os cursos oportunizam novos cenários para a cidade e para os jovens. “Proporcionam para os jovens o aprimoramento da cidadania melhorando a relação com a sociedade, os prepara para concursos dando conhecimentos de línguas estrangeiras e também facilita a entrada no mercado de trabalho”, explicou o presidente.

A professora Tereza Raquel Cabral, do curso de Logística Portuária, conta que os cursos são voltados para a população cebedelense principalmente pelo reconhecimento da importância que o porto tem para a cidade e para o Estado. “O Porto de Cabedelo é muito importante para o PIB da Paraíba pelo tamanho das operações com mercadorias e a sua logística. Esse curso prepara e oportuniza aos jovens entrar nesse mercado de trabalho”, ressalta a professora que foi homenageada pela turma.

Rodrigo Oliveira da Silva, 27 anos, concluiu o curso de assistente administrativo e conta que esses conhecimentos vão somar na sua experiência profissional. “O curso foi ótimo. A professora trouxe muito mais conteúdo do que estava previsto”, conta. “Minha expectativa é de ingressar no mercado de trabalho e continuar aprendendo,” finaliza.

Para o segundo semestre novas turmas estão confirmadas dos cursos de inglês, espanhol, logística portuária, assistente administrativo e auxiliar de fiscalização ambiental. O Presidente da Companhia das Docas adiantou que outros cursos na área de tecnologia estão na fase de fechamento de convênios para serem oferecidos.

Porto Cidade - O Projeto Porto Cidade vem sendo implementado em diversos países ao redor do mundo, com o intuito de promover ações sociais para a cidade através de atividades portuárias. O Projeto busca garantir o bem estar social e o desenvolvimento pessoal dos moradores da região, em consonância com seus quatro pilares: educação, tecnologia, sustentabilidade e saúde.