Pessoas privadas de liberdade do recebem certificado de conclusão de Operador de Computador do ParaíbaTEC

publicado: 04/06/2024 20h33, última modificação: 04/06/2024 20h33
CertificacaoPrisional_SilvioPorto_03_06_14.JPG
CertificacaoPrisional_SilvioPorto_03_06_14 (1).JPG

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba em parceria com Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, por meio da ação prisional do ParaíbaTEC, realizaram nesta segunda-feira (3), a entrega dos certificados de conclusão de curso de Operador de Computador. O evento foi na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Ao todo foram entregues nove certificados para pessoas privadas de liberdade que participaram do curso de Operador de Computador, que teve duração de 160h. O evento também abraçou as questões de gênero de uma das estudantes que teve seu nome social no certificado.

Além de receberem os certificados, as pessoas privadas de liberdade puderam mostrar seus trabalhos feitos nas diversas oficinas disponibilizadas pela Penitenciária. Foram expostos sandálias, bijuterias e serviços gráficos. Elas também agradeceram a disponibilidade do curso e a ajuda do professor nas atividades.

“Para mim foi uma experiência maravilhosa, na minha experiência já passei pela educação infantil, de adolescentes, adultos, faltava o prisional. Eu acredito em programas, acho que o caminho é esse para mudar as coisas”, destacou o professor Ernesto Henrique.

Para a coordenadora da Educação Prisional na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), Maria Samaia, o curso dá uma nova perspectiva de vida para as pessoas, após saírem desse espaço de privação de liberdade.

“Faz uma diferença enorme ter uma qualificação para o mercado de trabalho. Temos casos de sucesso, pessoas que estão trabalhando, outro que foi aprovado no curso de ensino superior de Gestão Pública na UFPB. Ainda neste semestre, temos o caso de outra pessoa que saiu para fazer radiologia, conseguiu uma bolsa e está cursando odontologia. Por isso, ressalto a importância destas parcerias com outras secretarias”, detalhou.