Notícias
Passaporte Estudantil incentiva a frequência e combate a evasão escolar na ECIT Nenzinha Cunha Lima
Visando reduzir a evasão escolar, a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande, desenvolveu o “Passaporte Estudantil”, para incentivar a frequência dos estudantes na escola. A iniciativa visa ao controle da entrada e saída dos estudantes, como também, a contagem de merenda mensal e o monitoramento da presença em sala de aula.
As carteirinhas têm a foto do estudante, nome completo, data de nascimento, série, turma/curso. Elas são recolhidas no momento que os estudantes ingressam, e são devolvidas no horário de saída da escola. Além de todas as vantagens do passaporte, os estudantes podem ainda usar como documento de identificação nos cinemas da cidade.
Quando o projeto iniciou em 2019, os Passaportes eram feitos com papel ofício, distribuídos gratuitamente. Hoje, a escola tem parceria com uma empresa privada, que emite em plástico PVC.
Um exemplo de efeito positivo foi a redução das ausências nas aulas, que registrava um alto índice de evasão escolar. Segundo a gestora e idealizadora, Fabiana Silva, o incentivo dos pais ao projeto foi fundamental para um resultado ainda mais positivo.